"Saude tem a ver com meio ambiente?" – Natalini participa da Conferencia "Doutores do Ambiente".

Aconteceu ontem no Teatro da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, a Conferência "Doutores do Ambiente", com o objetivo de chamar a atenção para a saúde humana no contexto das mudanças ambientais.

 

 

A mensagem de boas vindas ao evento foi feita pelo Dr. Marcos Boulos – Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – e a abertura realizada pelo Dr. Dana Hansen – Presidente da Associação Médica Mundial – destacando as mudanças climáticas como maior desafio da saúde pública no século XXI.

 

Em seguida, o Professor Paulo Saldiva apresentou a Cidade de São Paulo como paciente. A situação atual do município foi apresentada como uma história clínica, em que a cidade é o paciente e a população representa os bilhões de células que a constituem: um paciente com febre (aquecimento global); obeso (crescimento acelerado da população); com obstrução de vias aéreas (deterioração da qualidade do ar) e assim por diante.

 

A comparação visa a comprometer as autoridades envolvidas com o processo decisório no "tratamento deste paciente", designando-as como "doutoras do ambiente". O objetivo maior desta conferência é o estímulo a discussão sobre o problema, levantando tópicos relacionados ao planejamento, intersetorialidade, políticas e desafios.

 

Logo após, o Professor Carlos Nobre apresentou a questão das mudanças climáticas sobre o prisma do meio ambiente com maestria. Este evento foi muito rico de informações e, principalmente, pela repercussão que teve na classe médica! Ao chegar no local do evento, encontrei dois grandes médicos no elevador e um comentou com o outro: "Nossa, você aqui? Vai trabalhar com meio ambiente também?" (como se fosse um assunto completamente distinto de saúde).

 

Essa realidade nos mostra que ainda temos muito a caminhar, mas com certeza chegaremos lá! Parabéns ao Professor Saldiva e à Evangelina pela organização desta Conferência!

 

About natalini