Gilberto Natalini SP

A montadora Scania anunciou que vai lançar no Brasil até o fim do ano, caminhões atendendo ao avançado padrão europeu de emissões e aptos a rodar com biodiesel puro (B100). Hoje nos postos é comercializada a mistura B7 (7% de biodiesel). Até umas semanas atrás era B5 e o Vereador Gilberto Natalini (PV) enviou ofício no início do ano ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, solicitando que revertesse sua posição em contrário e liberasse logo o B7, o que ademais ajudaria o combalido caixa da Petrobrás e reduziria as compras de petróleo e de diesel importados.

caminhão

A montadora Ford já havia lançado o caminhão Cargo capaz de receber a mistura B20 (vide nota da Aprobio: Depois da Ford lançar o Ford Cargo B20 no 19º Salão Internacional do Transporte em outubro do ano passado em São Paulo, caminhão movido com 20% de biodiesel, agora é a vez da Scania lançar dois novos motores da linha Euro 6, prontos para rodar a qualquer percentual de mistura do biocombustível, inclusive a B100, ou seja, sem mistura, puro biodiesel. Agora não falta mais caminhão verde nesse país!).
Enquanto isso, na cidade de São Paulo …
A Prefeitura paralisou o programa Ecofrotas e pior, cortou sua parte mais importante que eram os 1200 ônibus rodando a B20. Alegou que a viação parceira tinha dificuldades operacionais em usá-lo, o que a empresa desmentiu pela imprensa. Sem o repasse do diferencial de preço o projeto foi interrompido, ainda que os ônibus continuem trafegando adesivados. O Vereador Natalini enviou requerimentos ao Prefeito e abriu representação no Ministério Público pelo descumprimento da Política Municipal de Mudanças Climáticas.

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