Seca no Rio Negro – Espelho do Brasil

Hoje é um dia que entra para a história do Brasil como o dia que o rio Negro teve o nível mais baixo já registrado: 13,63 m, 1 centímetro abaixo da marca de 1963, considerada até então o nível mais baixo do rio. O prognóstico foi feito neste domingo pelo engenheiro Daniel Oliveira, chefe do setor de hidrologia do Serviço Geológico Brasileiro. "A tendência é que essa descida vá diminuindo a média de centímetros por dia até que tudo se normalize nos próximos dias", afirmou. A expectativa pode ser confirmada também pelo início da descida das águas do rio Solimões, na região de fronteira, o que teve início no dia 12 de outubro. A seca deste ano já mudou paisagens, gerou prejuízos materiais e deixou pelo menos 62 mil famílias afetadas pela seca.

 

No interior do Estado, já foram detectadas pelo menos 40 cidades em situação de emergência. A maioria delas, no rio Solimões. O Exército e o governo do Amazonas anunciaram que começaram ontem a transportar em helicópteros mantimentos de primeira necessidade, como produtos de higiene e água.

 

Em Manaus, a orla da cidade virou um cemitério de barcos encalhados. Alguns viraram moradia para urubus, como no porto da Panair, o maior entreposto de pescado da capital, por onde chegam a passar 160 t de peixe por mês. Na zona sul de Manaus, onde fica a maioria das empresas de navegação e estaleiros, grandes balsas de metal e até um grande navio cargueiro jazem no meio da terra. "Eu nunca vi o rio tão baixo. Todo ano, a água desce, mas esta vez foi muito…", disse o vigia de um dos estaleiros, Francisco Matos. O rio está tão seco que não há lugar onde colocar a marca de 2010.

 

O rio Negro se transforma em rio Amazonas após o encontro com Rio Solimões e, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a elevação do nível dos rios depende da quantidade de chuva nos próximos meses. A estiagem favorece ainda o fenômeno das "terras caídas" na região Amazônica, que provocam deslizamentos de terra nas margens dos rios. "O rio vai provocando seguidas erosões nas margens e, quando o nível da água diminui, as encostas ficam expostas. Como não há mais a água para segurar, a terra desliza".

Fonte: Agência do Estado

About natalini