Seminário discute os perigos do uso de agrotóxico

Uma alimentação sem agrotóxicos é necessária e possível. Essa foi a mensagem de um seminário realizado nesta segunda-feira na Câmara Municipal, promovido pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e pela Campanha Permanente contra os agrotóxicos e pela vida.
A primeira parte do encontro foi centrada nos danos que o consumo e a exposição aos agrotóxicos causam à saúde. A biomédia Karen Friedrich, da Fundação Oswaldo Cruz, afirmou que os maiores danos estão nos sistemas imunológico, endócrino e reprodutivo. Há também a relação entre agrotóxicos e a incidência de câncer, e Karen explicou que, por isso, não há níveis seguros do consumo de certos tipos de agrotóxicos: “Basta uma célula infectada para surgir um tumor.”

foto_organicos

A coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em SP, Susana Prizendt, também acredita que a implantação de uma agricultura orgânica, livre de agrotóxicos, esteja relacionada ao modelo de produção adotado. “Hoje temos monoculturas, ou seja, uma vasta área onde só um ser vivo habita. Como é que a natureza pode ter equilíbrio nessas condições? Por isso é que tem pragas, a terra fica enfraquecida e precisa de adubo químico”, detalhou.
“Com a rotatividade de culturas, pequenos produtores se valendo da biodiversidade, preservando tradições e até utilizando substâncias naturais que combatem as pragas, você consegue produtividade até maior”, completou.
A Segunda parte do evento discutiu as Alternativas Agroecológicas para o Município de São Paulo. Fizeram parte dessa mesa, representantes de entidades ligadas ao tema.
A última mesa que encerrou o Seminário, da qual o Vereador Natalini fez parte, discutiu políticas públicas, “Há anos estamos trabalhando a questão dos orgânicos junto a diversas entidades, já organizamos 2 grandes seminários, temos o Projeto de lei aprovado pela Câmara que inclui orgânicos na merenda escolar do município, estamos aguardando sanção do prefeito, conquistamos diversas feiras de orgânicos, entre tantas outras conquistas, ainda é pouco, mas é inegável que avançamos”, disse Natalini.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *