Seminario Drogas do dia a dia: Diagnostico e tratamento do abuso e dependencia

O Vereador Gilberto Natalini, vice presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e Conselheiro do COMUDA,  realizou, em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, através do Conselho Municipal de Drogas e Álcool – COMUDA e a Coordenadoria de Atenção às Drogas, um encontro alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco. O nome do encontro foi Drogas do dia a dia: Diagnóstico e tratamento do abuso e dependência. O auditório ficou lotado.

 

 

 

O Dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.  No Brasil, o número de fumantes chega a 24,6 milhões de pessoas. Os dados mais recentes são de 2008 e cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.  As pesquisas apontam que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda. Também mostram que nas famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400,00 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação.  O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas.

 

O evento contou com uma mesa de abertura: Vereador Gilberto Natalini, China- Chefe de gabinete da Secretaria de Participação e Parceria, Coordenador  da CDR- Luiz Alberto Chaves de Oliveira e o Presidente do COMUDA- José Florentino dos Santos Filho,  seguida de uma mesa redonda com especialistas na área do tabaco. Os palestrantes foram: Dr. Laco, Dra. Marta Jevierski Vaz- CRATOD, Sr. Mario Albanese- ADESF e a Sra. Maria Cristina Megid- Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. 

 

"Levantamos, que em 2011 estima-se que 6 milhões de pessoas irão morrer por causa do tabaco e que desses 6 milhões, 600 mil serão fumantes passivos. Esses dados são lamentáveis, e eu como médico venho fazendo a minha parte", disse o Vereador Natalini.  

 

Serviço:
Encontro Drogas do dia a dia: Diagnóstico e tratamento do abuso e dependência.
Data: 31/05
Horário: 14h às 16h
Local: CMSP- Sala Sergio Vieira de Melo

About natalini