Serra defende maior participacao do SUS no tratamento a dependentes de drogas

O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, defendeu nesta terça (8) uma maior participação do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate às drogas, durante encontro com especialistas em tratamento de viciados no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, do qual participou também o vereador Gilberto Natalini. No encontrou ficou evidenciado que no programa de apoio aos dependentes de drogas do governo federal não estão previstas clínicas especializadas de atendimento aos dependentes.

 

 

Serra recebeu dos professores Ronaldo Laranjeira e Valentim Gentil um documento com propostas de políticas para dependentes químicos, principalmente de crack. Os docentes apresentam o material a Serra ao lado de familiares de dependentes, que participaram da reunião. Entre as propostas, os professores pediram um pouco mais de atenção primária e secundária e melhoria no atendimento ambulatorial. Segundo Valentin, é preciso dar mais esclarecimento na saúde e prevenção.

 

Os especialistas também criticaram a falta de suporte oferecida pelo SUS e Serra defendeu que o sistema deve financiar a internação em clínicas terapêuticas especializadas. Serra disse que "há uma resistência a isso, por que há uma resistência de que se pode ter clínicas especializadas para dependentes químicos, isso é considerado equivalente a doenças mentais e que não poderia segregar a problemas de saúde mental". Ele citou o exemplo de um hospital de São Bernardo do Campo e que, caso seja eleito, pretende disseminar a ideia pelo País. "Tem gente que é contra e a proposta do governo federal espelha isso, contra clínicas especializadas e de internação, ou seja são contra ao que fizemos em, São Bernardo", afirmou.

 

O presidenciável tucano defendeu a cooperação entre Estado e organização sociais. Também criticou a atual relação entre a Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde, que, segundo Serra, "não funciona adequadamente para enfrentar a questão das drogas".

 

O ex-governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também participou do evento, mas teve de sair antes, pois tinha palestra agendada na cidade de Cubatão. (Equipe vereador Natalini, com informações do Portal Terra).

About natalini