SP assina convenio para construcao da Linha 17-Ouro do Metro

Nova linha, que será operada no sistema de monotrilho, terá cerca de 21 quilômetros de extensão e 19 estações

 

O convênio que estabelece as condições para atuação conjunta na obtenção de financiamento e na execução das obras da construção da Linha 17-Ouro do Metrô foi assinado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira, 30. A nova linha terá cerca de 21,5 quilômetros de extensão e 19 estações.

 

O vereador Gilberto Natalini acompanhou o prefeito Gilberto Kassab e o governador Alberto Goldman na visita ao CEU Paraisópolis, local onde foi realizada a cerimônia de lançamento do edital da Linha 17 do Metrô

 

A Linha 17-Ouro promoverá a integração entre vários sistemas de transporte, tais como metrô, trem e corredores de ônibus. Ligará a estação Jabaquara (Linha 1-Azul); o terminal intermunicipal da EMTU, o terminal rodoviário do Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas, a estação Água Espraiada (Linha 5-Lilás), a estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda), e a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). "Estamos terminando o projeto básico. Terminado o projeto básico e agora com este convênio que nós assinamos, a Prefeitura e o Estado vão trabalhar juntos porque tem uma série de intervenções na cidade que a Prefeitura tem que estar presente nisso. Até o final do ano, começamos o processo licitatório desta linha de maneira que ela possa terminar em 2013", disse o governador Alberto Goldman. Também cruzará com importantes avenidas da região Sul, como Washington Luís, Berrini, Chucri Zaidan, Roberto Marinho, Marginal Pinheiros, Giovanni Gronchi, João Jorge Saad e Francisco Morato.

 

A linha foi projetada para operar como sistema de monotrilho, o que possibilita menor impacto urbano e rapidez de implantação. O convênio cria um Grupo de Trabalho integrado por várias secretarias do Estado e do Município. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a negociação de financiamentos, elaboração das licitações, estudos relativos às desapropriações e obtenção de licenças ambientais.

 

O vereador Gilberto Natalini comemorou o anúncio da implantação. Um dos grandes responsáveis pela expansão da Linha 5-Lilás, ele prevê que a nova linha vai melhorar ainda mais a Zona Sul. “O morador da zona Sul agora vai gastar menos tempo e menos dinheiro para ir ainda mais lugares. Os bairros também ganharão com a valorização imobiliária e com a diminuição do trânsito e da poluição”. A expansão da Linha 5 deve estar pronta até o fim de 2011, e ligará o Capão Redondo à Chácara Klabin, passando pelo centro de Santo Amaro e do Campo Belo.

 

No dia 25 de junho, o governador Alberto Goldman sancionou o projeto de lei que autoriza o Governo a obter financiamentos nacionais e internacionais para as obras de construção da Linha 17-Ouro e de mais dois empreendimentos. A lei prevê um empréstimo de R$ 1,082 bilhão junto à Caixa Econômica Federal para a construção da nova linha, que está orçada em R$ 3,17 bi e contará ainda com recursos da Prefeitura (R$ 334,5 milhões) e do Governo do Estado (R$ 1,5 bilhão). O convênio prevê ainda que o Governo do Estado busque parceiros privados para construção da linha.

 

O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano é o maior investimento já realizado no setor de transporte público, com investimentos da ordem de R$ 23 bilhões até 2011 em contratos já firmados. Com os recursos do Plano de Expansão, a rede sobre trilhos está sendo estruturada de modo a priorizar a conectividade das linhas. A implementação da rede proposta, com vários pontos de conexão, permite que o usuário se desloque a partir de qualquer ponto do sistema utilizando a rede metro-ferroviária. Esses pontos de integração impactarão positivamente na operação, à medida que permitirão a redistribuição da demanda.

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