Já pensou andar pela cidade de São Paulo e encontrar nas placas com nomes de ruas e avenidas mensagens sustentáveis como, por exemplo, rua “Reclicle seu Lixo” ou rua “Feche a Torneira”?
A ideia partiu de entidades e ambientalistas comprometidos com a sustentabilidade e chegou ao vereador Gilberto Natalini (PV/SP) que a encampou, imediatamente, transformando-a em um Projeto de Lei nº 120/2016 que “autoriza a inserção de mensagens com conceitos de sustentabilidade nas placas denominativas de vias e logradouros públicos”.
O PL prevê que “a inserção ficaria abaixo do nome original e entidades representantes da sociedade civil poderão, por meio de autorização da subprefeitura da área, colocar novas placas, mantendo ou substituindo as placas antigas, em conformidade com as normas técnicas exigidas”.
“Os nomes das ruas, geralmente, são escolhidos para homenagear pessoas, datas ou lugares que foram importantes para a história. Há, evidentemente, lastimáveis exceções com ruas batizadas com nomes de torturadores da época da ditadura que, espero, sejam banidos”, diz o vereador que é incansável defensor da sustentabilidade. “Nosso projeto consiste em inserir mensagens sustentáveis; uma espécie de “apelido sustentável” com mensagens de conscientização. Acredito que simples gestos como este, além de ser um ato de educação significativo para toda população irão permanecer na história da cidade para as futuras gerações”, acrescenta o vereador autor do Projeto de Lei que tramita na Câmara de São Paulo desde março deste ano.