Troca da frota de onibus

Ganho no uso de gas e maior na substituicao do oleo diesel

As autoridades ambientais e a ABgnv afirmam que o maior ganho do uso do gas como combustivel e na substituicao dos veiculos movidos a diesel, principalmente de onibus.

Isso porque o GNV nao emite praticamente nada de fumaca preta, particulas inalaveis e oxidos de enxofre – tres poluente caracteristicos do diesel e que estao entre os mais perigosos para a saude.

Um onibus moderno movido a diesel emite 0,085 g de material particulado por kWh (quilowatt/hora). Em 2003, um onibus a gas emitia quase 1/3 disso, ou 0,027 g/kWh, segundo Renato Linke, da Cetesb.

Em relacao aos oxidos de enxofre, o ganho e ainda maior. Onibus a diesel emitem 0,05 g/ kWh, enquanto os movidos a GNV mandam para a atmosfera apenas 0,05 g/kWh.

Ha ainda uma outra vantagem, diz Oswaldo Colombo Filho, da ABgnv: a industria nacional produz onibus a gas para exportacao porque nao ha mercado nacional ainda para os veiculos. Ao sair de fabrica pronto para o gas, os onibus superam um problema dos veiculos convertidos, que perdem de 15% a 20% de sua potencia por causa da operacao.

Em Sao Paulo, Colombo Filho destaca a iniciativa da prefeitura de colocar, ate junho, 170 onibus movidos a GNV nas ruas. Afirma, porem, que o ideal seria a aprovacao de um projeto de lei do vereador tucano Gilberto Natalini -lider da oposicao- que preve a troca de toda a frota em oito anos.

No bolso, o km rodado com GNV custa R$ 0,06, contra R$ 0,08 em carros a alcool e R$ 0,15 nos veiculos a gasolina.

da Folha de S.Paulo
24/05/2004

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