O vereador Gilberto Natalini (PV) deu entrada no Projeto de Lei nº 805/2017, que cria o parque do Bixiga, em área de jurisdição da Prefeitura Regional da Sé, localizada entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro. Neste sábado (25), Natalini visitou o local.
Trata-se de um terreno de quase 11.000m², situado na área central da cidade e que, pelo contexto geográfico, histórico e cultural tem potencial de rever criticamente o processo de urbanização em andamento em São Paulo, e reinventar a relação cidade/natureza, movimento já discutido e praticado, há muito, internacionalmente, mas visto como política pública dispensável nos grandes centros urbanos do Brasil.
O Parque do Bixiga além de compor com generosidade a paisagem de um território protegido pelo seu valor urbanístico, contribui para revelá-lo, sobretudo a expressiva arquitetura do Teatro Oficina, que instalado no terreno, torna-se equipamento cultural integrado ao parque, amplificando o valor arquitetônico e a vida cultural desta grande área pública.
“O parque do Bixiga é uma necessidade ambiental e urbanística para um bairro bastante maltratado. A criação do parque é um tributo ao Teatro Oficina e todos os demais teatros e artes cênicas, que travaram a luta da resistência democrática no Brasil”, disse Natalini.