Uma virada na vida de Sao Paulo

A Virada Sustentável foi um grande sucesso. Foram mais de trezentas atividades espalhadas por toda São Paulo, com shows de vários artistas e oficinas voltadas especificamente para questões e práticas sustentáveis. O evento foi brilhantemente planejado para que todas as emissões de gases estufa fossem compensadas. Houve também preocupação com a gestão de resíduos, um dos maiores desafios da atualidade.

 

Durante a virada, organizamos, em parceria com a  a SILCON e a ABRELPE  uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, uma iniciativa que promove benefícios tanto ambientais quanto sociais. Com oito postos de arrecadação instalados em vários pontos da cidade, a população sentiu-se no dever de encaminhar seus resíduos para tratamento correto.

 

O resultado foi inesperado: mais de 10 vezes superior ao que imaginávamos, ou seja, quase 25 toneladas de lixo eletrônico que receberão o destino correto, não se acumularão nos lixões e aterros e, principalmente, não causarão danos graves ao meio ambiente.

 

O resultado tão positivo deixa claro que o cidadão paulistano está preocupado com o meio ambiente. Os postos espalhados em diversas regiões da capital motivaram as pessoas a saírem de casa e levarem o lixo para o destino correto. O paulistano demonstrou, portanto, que está disposto a fazer o correto pelo meio ambiente. O que faltava era integrar o poder público no compromisso de promover, em todo o município, essas ações.

 

A mensagem passada pelos moradores de São Paulo, que prestigiaram e fizeram da Virada Sustentável um grande sucesso, é muito clara: todos estão dispostos a agir em prol do meio ambiente. Vamos continuar juntos nessa cruzada, trabalhando e zelando pela saúde da Terra, nosso único lar.

 

Gilberto Natalini, médico e vereador, e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo

About natalini