UNIFESP realiza Seminario sobre Envelhecimento Ativo e Iniciativas Amigas da Pessoa Idosa

O Seminário sobre Envelhecimento Ativo e Iniciativas Amigas da Pessoa Idosa, organizado pela UNIFESP e pelo Futuridade, com o apoio do Vereador Natalini,  debateu e contribuiu para a divulgação e sensibilização de todos os atores implicados na formulação de planos de ação para o desenvolvimento de cidades amigas do idoso: órgãos governamentais formuladores de políticas, profissionais de saúde, estudiosos e pesquisadores do tema, associações e organizações não-governamentais, além da própria sociedade civil em geral. A ocasião também marcou o lançamento do "Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa", projeto piloto- para torná-lo um lugar que estimula o envelhecimento ativo, que otimiza oportunidades para a saúde, participação e segurança e que aumenta a qualidade de vida das pessoas que residem no bairro à medida que elas envelhecem.

 

 

 

O evento foi muito caloroso, contou com a presença de mais de 400 pessoas.  Pela manhã aconteceu a palestra do Professor Dr. Alexandre Kalache, médico e pesquisador em Saúde Pública, estudioso do tema envelhecimento há mais de 30 anos, dos quais dedicou-se por mais de uma década à coordenação do programa de Envelhecimetno Global da Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema de sua palestra foi "O envelhecimento ativo: um projeto de política de saúde". Na parte da tarde foram apresentadas as ações voltadas à população idosa, realizadas pela Prefeitura Muncipal de São Paulo, através das suas Secretarias de Esportes, Participação de Parceria e Saúde. Para o Lançamento do "Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa", compuseram a mesa, além do Vereador Natalini, o Reitor da UNIFESP Dr. Walter Albertoni, a Pró Reitora Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira, o Chefe do Depto. de Medicina Preventina Dr. Luiz Roberto Ramos, Subprefeito da Vila Mariana Maurício Pinterich, Dr. Alexandre Kalache, Deputado Estadual José Augusto e a Dra. Helena Zaio, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

 

O evento aconteceu na última terça feira, 4/08, e o Vereador Natalini fez questão de apoiar na organização e estar presente no evento, pois tem um trabalho importante junto à população idosa. Natalini é autor do projeto de lei de nº 223/08, Lei 14.905, que cria o Programa de Envelhecimento Ativo na cidade de São Paulo. Além disso, quando Secretário de Participação e Parceria, criou a Coordenadoria do idoso e já como Vereador criou e presidiu a Subcomissão do idoso na Câmara Municipal de São Paulo.

 

Segundo Natalini "a população idosa vem crescendo rapidamente, os governos precisam criar urgente ações voltadas para o envelhecimento, principalmente no que se diz respeito à acessibilidade,  prática de atividade física… É muito mais fácil e barato cuidar da saúde das pessoas do que das doenças".

About natalini