Unifesp zona Leste: sonho virando realidade

O prefeito Gilberto Kassab anunciou, na manhã do último domingo, dia 10, a compra de um terreno em Itaquera para a construção de uma nova unidade da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. O terreno de 180 mil metros quadrados está localizado na Av. Jacu-Pêssego, importante corredor da zona Leste, onde ficava a antiga metalúrgica Gazarra, e já havia sido declarado de utilidade pública pela prefeitura.

 

A população da zona Leste aguarda há anos a chegada de uma nova instituição pública de ensino superior. “Esta luta começou há muito tempo”, conta o Padre Rosalvino, de Itaquera, e entusiasta da Unifesp. “Junto ao vereador Gilberto Natalini e a representantes da Unifesp, procuramos o prefeito Kassab ressaltando a importância da universidade para a zona Leste”, diz o padre Ticão, incansável batalhador, com ajuda do padre Émerson, de Cangaíba, entre dezenas de outras lideranças, por mais esta benfeitoria. “Agora, o sonho definitivamente está virando realidade”.

 

 

O vereador Gilberto Natalini, que além da unidade Leste também participou da articulação pela instalação da mesma Unifesp em Santo Amaro, comentou sobre os benefícios que o novo campus trará à região. “Uma universidade traz novos investimentos à área, pois promove a capacitação da população e aumenta a circulação de pessoas na região, movimentando a economia”, explica o vereador.

 

A instalação da Unifesp zona Leste faz parte de uma série de ações tomadas recentemente pela prefeitura em prol da região. O novo campus serve também para suprir a demanda da população local por uma alternativa de ensino superior gratuita e de qualidade. Em 2005 foi inaugurada a USP Leste, às margens da rodovia Ayrton Senna. Contudo, a oferta de vagas ainda é insuficiente para absorver a procura dos estudantes.

About natalini