V Congresso de Envelhecimento Ativo acontecerá no próximo sábado, de forma virtual

Faltam poucos dias para a quinta edição do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, que esse ano, excepcionalmente, em razão da pandemia de Covid-19, terá transmissão online a partir da Câmara Municipal de São Paulo. No dia 12 de setembro, das 9h30 às 16 horas, especialistas e convidados vão debater apartir de uma importante pergunta: “São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?”.

A palestra magna “Como o mundo está se planejando em relação à Cidade Amiga do Idoso?”, será com o idealizador do Projeto Cidade Amiga do Idoso, o prof. Dr. Alexandre Kalache. Médico e gerontólogo, é presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) e co-diretor da Age Friendly Foundation. Kalache dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, em 2005, a iniciativa Cidades Amigas do Idoso.

Outro destaque da programação será a Mesa dos Idosos, mediada pela presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa. “Eu vou receber cinco idosos um de cada região administrativa da cidade de São Paulo. Cada um vai dar seu testemunho se o seu bairro é amigo do idoso”, explica. Os convidados são Antonio Mariano, Vera Lucia Martins da Silva, Magda Beretta, Fernando Campos Araújo e Marcelo Schulman.

E quem melhor que os próprios idosos para falar de um tema que diz respeito, principalmente, a eles. “Quem mais poderia falar sobre isso do que nós que vivemos nos nossos bairros e todos os dias temos que enfrentar algum tipo de barreira, alguns menos, outros mais. Nós temos bairros que estão se preparando, se tornando amigos do idoso, com serviços públicos funcionando muito bem, transportes, calçaadas que é o maior desafio”, destaca Marly.

A presidente do GCMI lembra que a cidade de São Paulo já recebeu os Selos Inicial e Intermediário do programa SP Amigo do Idoso, concedido pelo governo do Estado, e agora tenta conquistar o Selo Pleno, o que reforça a necessidade de participação no Congresso. “Teremos mesas com apresentação de técnicos, pessoas que estudaram e estão estudando, apresentando teses sobre a Cidade Amiga do Idoso”, ressalta.

Programação

Marly participará ainda da mesa de abertura ao lado do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), idealizador do evento e da Secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto. O presidente do Hospital Premier, Samir Salman, também estará presente.

As demais mesas do Congresso vão debater ‘Como construir um Bairro Amigo do Idoso?’ e ‘Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade’. O encerramento será com a apresentação de cases e a  entrega do Prêmio Científico Maria Lucia Lebrão.

Saiba mais no site e inscreva-se – envelhecimentoativo.net.br. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.

About natalini