V Congresso Envelhecimento Ativo acontecerá de forma virtual

Aconteceu nesta 5ª feira (16/07) mais uma reunião de organização do V Congresso Envelhecimento Ativo, que esse ano terá como tema ‘São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?’. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP), abriu a reunião e anunciou que o evento acontecerá de forma online, somente com a presença dos palestrantes na Câmara Municipal de São Paulo.

“Não queremos de forma alguma colocar em risco qualquer participante do evento, com isso neste ano, por conta da pandemia, não faremos o evento presencial, mas acontecerá de forma online, o que certamente fará com que muito mais pessoas possam participar, inclusive de fora de São Paulo”, enfatizou Natalini.

A quinta edição deste Congresso será no dia 12 de setembro e vai fomentar discussão e dar visibilidade a experiências e boas práticas de acolhimento às pessoas idosas e adequação nas comunidades.

O envelhecimento acelerado da população é uma realidade no Brasil inteiro. Em São Paulo 15% das pessoas são idosas. E em 2050 esse índice deve chegar a 30%, segundo a Fundação Seade e de acordo com o estudo ‘Retrato da Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo’ realizado pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Esse quadro suscita uma série de questões: como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como melhorar a rede de apoio? Como garantir promoção de saúde, segurança e educação? Como prevenir quedas e consequentes fraturas responsáveis por alto índice de morbidade e mortalidade entre pessoas acima de 60 anos? Como estimular o convívio social?

Para identificar soluções que auxiliem a promover vida digna ao envelhecer, o Congresso Envelhecimento Ativo escolheu como temática o levantamento de desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade, o que efetivamente altera a percepção e a vida das pessoas.

E indaga em tom provocativo ‘São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?’ ‘justamente para refletirmos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como podemos ajudar a adequar políticas públicas eficazes’, salienta o vereador Gilberto Natalini, idealizador da iniciativa deste Congresso que atualmente conta com o apoio e parceria de inúmeras entidades e profissionais que atuam no universo do envelhecimento.

Programação

O V Congresso Envelhecimento ativo está agendado para o dia 12 de setembro, das 09h30 às 17h, de forma online. Somente os palestrantes estarão na Câmara Municipal de São Paulo, de onde o evento será transmitido.

A palestra magna já tem a confirmação do especialista Professor Dr Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil e co-presidente da Aliança Global de ILCs. Ele também é membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS (Organização Mundial da Saúde) e irá traçar um panorama sobre ‘Como o mundo se encontra atualmente em relação à Cidade Amiga do Idoso’.

Outros temas que serão abordados nas mesas de debate: ‘Como construir um Bairro Amigo do Idoso?’, ‘Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade’, entre outros. A participação dos idosos como protagonistas também está garantida numa mesa em que os próprios irão apresentar e discutir sobre ‘Dificuldades e Melhorias Alcançadas’ em alguns bairros da cidade.

Outros destaques

Para esta quinta edição também está previsto o Prêmio Científico Maria Lúcia Lebrão com o objetivo de dar visibilidade às boas iniciativas realizadas por instituições e profissionais do segmento do envelhecimento.

Está prevista ainda uma programação pré-congresso com palestras e oficinas, que acontecerá no dia 11/09, também de forma online.

O regulamento da Premiação e o Pré Congresso estão no site envelhecimentoativo.net.br

É grande a expectativa para o Congresso Envelhecimento Ativo deste ano em função também do difícil enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em que a população idosa foi alvo de maior risco.

E a melhoria dos serviços em todos os segmentos – saúde, segurança, educação e social – que impactam a qualidade de vida das pessoas é o enfoque principal deste evento. E é em cada bairro, na comunidade em que as pessoas estão inseridas, a oportunidade de percepção e de transformação social.

Serviço

V Congresso Envelhecimento Ativo

Data: 12/09

Horário: 9h30 às 17h

Local: facebook.com/gilbertobatalinisp e natalini.com.br

About natalini