Vamos lembrar Yom Hashoah, dia da Memoria ao Heroismo e ao Holocausto

No próximo domingo (11/04) "comemoraremos" mais um Yom Hashoah, dizer comemorar para algo tão triste e revoltante chega a ser estranho, o mais correto é dizer "lembraremos" mais um Yom Hashoah, o Dia da Memória ao Heroísmo e ao Holocausto.

 

O Vereador Natalini é proponente da Sessão Solene em Homenagem aos Heróis e Mártires da segunda guerra mundial, organizada em parceria com a Sherit Hapleitá e com a B´Nai B Rith, que esse ano acontecerá no dia 6/05.

 

Essa data é um adição relativamente recente no Calendário Judaico.  Em Israel, Yom Hashoah é um feriado oficial. Na Diáspora, cada vez mais judeus passam a observar este dia, como forma de aprofundar seus conhecimentos e sua conexão com esta tragédia.

 

O Holocausto ou a matança de mais de seis milhões de judeus durante os anos da 2ª Guerra Mundial (para ser mais específico, a partir de 1941) ainda permanece bem viva na memória não somente da comunidade judaica, bem como de todos os estudiosos e interessados pelo período.

 

Incrível pensar que  existiram homens que se sentiam no direito de tirar a vida de outros pelo simples fatos de serem judeus, negros, ciganos… A Alemanha paga pesadas indenizações às famílias judias por tamanho crime cometido contra a humanidade em seus direitos, especialmente o direito à vida. Mulheres grávidas, idosos, crianças, homens e homossexuais, ninguém era poupado pelos nazistas, que ao longo dos anos de 1941 a 1945, mantiveram verdadeiros circos de horrores nos campos de concentração como o de Varsóvia e o de Auschwitz.

 

Passados mais de 60 anos do acontecimento, a memória do povo judaico ainda é lembrada em todos os cantos do mundo com saudosismo, na esperança de que um dia o mundo, recordando exatamente esses exemplos trazidos pelas guerras, pare e pense mais em suas atitudes, principalmente com relação ao respeito pela diversidade, pela escolha e, principalmente, pelo espaço no qual se constituíram enquanto nação.

 

No próximo domingo (11/04), Natalini e sua assessora Luciana Feldman acompanharão o grande ato de Yom Hashoah, que está sendo organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, no Clube A Hebraica.


About natalini