Vem aí o Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 – Lixo, sintoma de quê?

O isolamento social devido à pandemia por Covid-19 está impactando a gestão do lixo na cidade de São Paulo: no mês de abril, houve queda de 49% no volume de resíduos recolhidos nas ruas, enquanto a coleta seletiva aumentou 23%, segundo levantamento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) divulgado pela prefeitura. Para discutir os desafios e apresentar soluções diante desse novo cenário, o Encontro Lixo Zero São Paulo acontecerá de forma virtual entre os dias 25 e 29 de maio de 2020. Agentes públicos, ativistas e empreendedores sociais estarão reunidos para propor caminhos inovadores em torno do tema: “Lixo, sintoma de quê?”.

“Escolhemos essa provocação, sobre os ‘sintomas’ do lixo, porque saúde, gestão de resíduos e saneamento são questões totalmente interligadas. A urgência de soluções sobre a gestão do lixo ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e sócia da Casa Causa, organizações que promovem o evento. Com cinco painéis e nove rodas de conversa ao todo, a programação traz um olhar abrangente sobre gestão de resíduos, economia circular e as melhorias necessárias na cidade de São Paulo.

No evento, são propostos diálogos sobre assuntos como: reciclagem, embalagens sustentáveis, consumo consciente, legislação ambiental,
planejamento urbano, novas tecnologias de reaproveitamento e reciclagem, o resíduo como moeda de troca nas periferias e impactos do lixo no litoral. Entre os desafios mais recentes, por exemplo, estará a discussão sobre a fragilidade enfrentada pelos catadores e cooperativas de reciclagem, durante a pandemia (o evento apoia iniciativas do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e do Pimp My Carroça para garantir a renda mínima dos catadores). Também sobre os catadores, será discutida a iniciativa sustentável do Carnaval de 2020, que uniu de forma inovadora blocos, catadores e a Ambev.

O painel de abertura, que acontecerá no dia 25/05, das 17h às 18h15, contará com a presença do vereador Gilberto Natalini  (PV-SP), entre outros e mediação da jornalista Adriana Couto, da TV Cultura.

O evento conta também com a presença de representantes de destaque nos setores público, empresarial e socioambiental, como: Guilherme Brammer (Boomera), Patricia Faga Iglesias (Cetesb), José Manuel Moller (Algramo, Chile), Barão di Sarno (Questtonó), Leandro Toledano (Homebiogás), Mundano (Pimp My Carroça), Victor Hugo Argentino (Morada da Floresta), Fred Gelli (Hub  Incríveis), Fabricio Soler (Felsberg Advogados), Marcelo Dimenstein (Catraca Livre), Luis Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade), Claudia Leite (Nespresso), Lele Veloso (Index) e Lea Gejer (Ideia Circular), entre outros.

O ELZ é promovido todos os anos em diversas cidades do país pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o objetivo de disseminar as melhores práticas sobre lixo zero e economia circular. Em 2019, o ELZ aconteceu de forma presencial em 30 cidades; este ano já são 100 cidades mobilizadas para promover os encontros digitais. Em São Paulo, onde cerca de 1000 participantes se reuniram para um dia de discussões em 2019, a expectativa é que o público ultrapasse essa participação. “Neste momento, as pessoas estão focadas em saúde e higiene, portanto, mais dispostas a debater sobre a melhor gestão do lixo nas cidades. É uma grande oportunidade para encararmos de frente as causas por trás do sintoma do lixo”, comenta Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e Casa Causa, com apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável e patrocínio da Nespresso, YVY, Simple Organic e Poiato Recicla.

A programação está disponível na página http://www.casacausa.com.br/encontro-lixo-zero-3, onde estão os links para as inscrições gratuitas. Os inscritos receberão um link de acesso para participar das atividades via Zoom.

About natalini