Na tarde desta terça-feira (26), o vereador Gilberto Natalini, esteve reunido com várias lideranças da região de São Miguel Paulista. A reunião, a convite, de conselheiros gestores, conselheiros participativos e lideranças comunitárias, foi realizada na sede do jornal Acontece.
A pauta da reunião teve como tema central questões relativas a área da saúde em São Miguel Paulista. De acordo com a Relação das Unidades da Secretaria Municipal da Saúde por Supervisão Técnica de Saúde, a região de São Miguel conta uma AMA (Dr. Tito Lopes da Silva) e mais quatro AMA integradas as UBS. Essas AMAs foram integradas as UBSs a partir de nova configuração desses equipamentos iniciadas a partir de 2013. Conta também, com três CAPS, um CEO (Centro Especializado de Odontologia), um CER (Centro Especializado de Reabilitação), um CTA para atendimento de DST/AIDS, um um Laboratório, doze Unidades Básicas de Saúde, um Hospital Dia da Rede Hora Certa e um Hospital Municipal (Tide Setúbal).
O ponto destacado pelas lideranças foi o Hospital Tide Setúbal que passa por reforma para implantação da residência médica em psiquiatria. Essa reforma, que está sendo executada por Edif/Siurb, tem previsão de conclusão para o próximo mês de março. O Hospital Tide Setúbal conta com 184 leitos, sendo seis leitos de UTI e mais seis leitos para retaguarda (Semi-UTI). Em média, são atendidos cerca de 15 mil pacientes/mês. Para urgência/emergência, há uma AMA 24 horas, para os casos de baixa complexidade e o Pronto Socorro que atende de acordo com a classificação de risco. Nessas unidades de urgência/emergência são atendidos cerca de 13 mil pacientes/mês.
Um dos problemas do hospital é a TLP (Taxa de Lotação de Pessoal), na área médica e de enfermagem. Verificando-se sobrecarga na pediatria e enfermagem por falta de pessoal, apesar do concurso realizado em 2014. A Direção do Hospital espera pela realização de novo concurso público para o preenchimento de vagas nas áreas acima citadas, assim como em outras especialidades.
Uma das queixas da comunidade é o funcionamento da AMA 24 horas nas instalações do hospital que, em períodos de alta demanda, ocasiona um fluxo considerável de pessoas em situação de atendimento. Problema esse que poderá ser contornado com a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está sendo construída em terreno próximo.
Outra questão apontada, como ação imediata, foi a necessidade de recursos para reforma das instalações do hospital, assim como recursos para manutenção e aquisição de materiais básicos, tais como colchões para macas e para os leitos hospitalares. Entretanto, de acordo com as lideranças presentes, o ideal é a construção de um novo prédio para o Hospital Tide Setúbal. Inclusive apontam a área em que está sendo construída a UPA, como apropriada. Para tanto, além de pautar as questões do dia-a-dia, tanto na rede de atenção básica como na rede de atenção especializada, estarão mobilizando a comunidade para reivindicar a construção de um novo prédio para o Tide Setúbal. Levando em conta que o hospital é referência para São Miguel Paulista e região e a população residente em São Miguel que, de acordo com o Censo IBGE/2010, é de 370 mil habitantes, justificam a reivindicação.
O vereador Gilberto Natalini, que tem forte atuação na área da saúde, inclusive, no início de sua profissão como médico, trabalhou por cerca de dois anos no Hospital Tide Setúbal, ressaltou a necessidade de organização de uma pauta para ser encaminhada a Secretaria da Saúde.