Neste sábado (7/02), às 11h, o vereador Gilberto Natalini (PV) e a comunidade local fizeram uma vistoria em uma área verde da Penha, com resquícios de Mata Atlântica preservada, para transformá-la em um Parque Público Municipal. Essa é uma reivindicação antiga da comunidade local e do vereador Natalini.
A área de 7550 m², pertence ao Ministério da Agricultura, está localizada à Rua Vera Cruz, altura do nº 228, defronte à estação Penha do Metrô- subprefeitura da Penha. A gleba, abandonada há anos e em estado de degradação, tem grande valor histórico, pois ali funcionava a antiga estação de trem Guaiaúna. No local existe, além de extensa vegetação, construção de 170 m², datada de 1938, que abrigava o posto de controle do Ministério da Agricultura e parte da linha férrea no chamado Ramal dos Romeiros.
A proposta de transformação do local num parque conta com o apoio de moradores e sociedade civil organizada da região. A intenção, com o parque, é além de preservar uma área verde, de extrema importância para melhoria do nosso meio ambiente, estimular o turismo histórico e religioso, já que a antiga estação remonta atividades desenvolvidas desde o século 19.
A região conta com poucas áreas verdes e a criação do parque muito contribuirá com a qualidade de vida e com a valorização urbana deste importante bairro paulistano.