O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) esteve reunido, nesta terça-feira (2/8), com a diretoria do complexo da Cruz Vermelha onde estão localizados dois importantes hospitais: Cruz Vermelha e Defeitos da Face.
Acompanhando o vereador, representantes de moradores do Planalto Paulista e Moema que lutam pela implantação de um parque preservando o patrimônio. Desde 2009, o parlamentar solicita – junto ao Conpresp – a criação do espaço para parque e manutenção do complexo da Cruz Vermelha.
No ano passado, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), foi suspensa a decisão de conceder alvará de demolição para o complexo.
A licença havia sido concedida pelo subprefeito da Vila Mariana, João Carlos da Silva Martins, que suspendeu a decisão graças à representação do vereador relatando que os imóveis estão em processo de tombamento pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
O terreno do complexo (localizado na avenida Moreira Guimarães, 699/ Planalto Paulista) tem mais de 42 mil metros quadrados e esteve, tradicionalmente, em uma Zona Estritamente Residencial (ZER). Atualmente, segundo o novo Zoneamento, o local está gravado como uma Zona de Estruturação Urbana (ZEU).
A suspensão do alvará foi publicada do Diário Oficial da cidade de 27 de outubro.
“Luto pelo projeto de um parque nesta área porque não faz nenhum sentido transformar esta área em uma verdadeira montanha de cimento” afirmou o vereador.
Segundo informações que chegaram, em 2015, ao vereador o local estaria sendo preparado para receber um shopping de luxo do grupo Iguatemi.