Vereador Natalini reune-se com liderancas para debater a Festa da Nossa Senhora do Rosario, em 2010

O vereador Gilberto Natalini reuniu-se com representantes da Festa do Rosário, na Penha, nessa semana. Objetivo: planejar o evento de 2010, em função do enorme sucesso da festa desse ano. O evento de 2009 foi organizado pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e pela Casa de Cultura da Penha (pertencente à Subprefeitura da Penha), com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Participação e Parceria. Marcou a passagem dos 207 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Irmandade dos Homens Pretos.

 

Reunião com lideranças para debater a Festa da Nossa Senhora do Rosário de 2010

 

Oficializada no calendário de eventos do Município de São Paulo, em 2007, através da Lei n° 14.382, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, a Festa do Rosário tem sua importância histórica/cultural reconhecida. Quando em 16 de junho de 1802 a pequena igreja foi erguida a pedido da antiga Irmandade dos Homens Pretos da então Freguesia da Penha de França, cria-se um refugio diante da dor e da segregação e fuga da angustia do cativeiro. A continuação da festa é a manutenção e conservação do patrimônio histórico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio (Conpresp), bem como das tradições religiosas e culturais a ela relacionadas.

 

Segundo Natalini, "as irmandades demonstram o resgate de uma tradição, os negros fazem parte da nossa história de ontem, de hoje e de amanhã e devem ser muito respeitados." Natalini, em parceria com Mario Cortes, importante líder comunitário do Cangaíba, está oganizando um livro contando a história dos 100 anos do Cangaíba, em comemoração ao aniversário do centenário do bairro que acontecerá no próximo ano.

About natalini