O projeto Bairro Amigo do Idoso surgiu a partir da idealização e da experiência do Dr. Alexandre Kalache, que inicialmente propôs o projeto Cidades Amigas do Idoso para o município de São Paulo, uma vez que, participou e presenciou a implantação do mesmo em diversas cidades do mundo. Admitiu-se que na cidade de São Paulo, dada a sua extensão e heterogeneidade, o projeto pudesse ser desenvolvido nos bairros, primeiramente, e progressivamente expandir-se para toda a cidade.
O objetivo geral do projeto é criar redes integradas de atenção à pessoa idosa de serviços de saúde, sociais, educação, lazer e cultura, além dos serviços de zeladoria como é o caso das calçadas acessíveis e permeáveis. Entre 13% e 15% da população da Vila Clementino são idosos.
Por iniciativa de Natalini, o projeto começou a ser implantado no bairro em 2011, teve avanços como melhoria nas calçadas, calçadas elevadas nos pontos de ônibus, reforma do entorno da Cinemateca Brasileira, com programação de filmes para idosos, implantação de academias ao ar livre nas praças e parques, além de um brilhante atendimento de saúde aos idosos do bairro. Infelizmente em 2013 o projeto parou e agora felizmente com o apoio de todos está sendo retomado.
Na manhã desta 5ª feira (20), o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) reuniu-se com o comitê criado para discutir o Bairro Amigo do Idoso e anunciou que a emenda que destinou para o Projeto será liberada em breve, com ela será feita uma pesquisa sobre os idosos do bairro; o parlamentar propôs que o Comitê levante 3 ou 4 pontos importantes e trabalhe em cima deles, como é o caso da UBS que está para sair, reforma das calçadas, criação do Fórum do Idoso da Vila Mariana e o CCInter (Centro Intergeracional). Natalini também anunciou que o Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, que acontecerá em 12 de setembro, terá como tema “A cidade de SP e seus bairros são amigos do idoso?”.
A reunião aconteceu na EPM/ UNIFESP e reuniu além de Natalini, Dr. Girão- Diretor da EPM/ UNIFESP, Dr. Luiz Roberto Ramos, representantes da Prefeitura e interessados no assunto.