Gilberto Natalini SP

A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da Prefeitura de São Paulo também está participando da 13 edição da Virada Sustentável. Entusiasta e parceiro do evento desde a sua primeira edição, o secretário Gilberto Natalini celebra a mobilização que a Virada promove na cidade e participará neste ano de uma conversa sobre mudanças climáticas com o jornalista Ricardo Voltolini, no Fórum Virada Sustentável (22/9), além de outros debates relacionados ao tema e da parceria na instalação artística Eggcident, que promete chamar a atenção do público para o clima no planeta (saiba mais abaixo).

A 13ª Virada Sustentável ocupa espaços da cidade e realiza edição com mais de 800 atividades gratuitas.  São Paulo receberá programação entre 16 e 24 de setembro, com atividades de teatro, música, shows, exposições e intervenções artísticas em várias regiões da capital.

A Virada é o maior festival de sustentabilidade do país, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições.  Com doze anos de estrada, reúne ciência e arte para apresentar o tema da sustentabilidade de forma criativa e atraente, promovendo uma programação qualificada, divertida e plural.

As mais de 800 atividades e oficinas serão totalmente gratuitas, com o objetivo de apresentar ao grande público discussões de importância global, de forma lúdica e de fácil assimilação sobre temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros.

Fórum Virada Sustentável

Nos dias 16 e 22 de setembro, a cidade de São Paulo receberá mais uma edição do Fórum Virada Sustentável, evento que reunirá mentes inovadoras e apaixonadas pelo tema da sustentabilidade, para discutir um futuro mais consciente e resiliente para o planeta. A ação integra a ampla programação da 13ª Virada Sustentável. A Ocupação 9 de Julho e o espaço Unibes Cultural foram os locais selecionados para acolher os 26 painéis de discussão, apresentações artísticas e performances, além de uma feira de arte indígena e quilombola.

Para o retorno presencial do Fórum, que durante a pandemia foi transmitido virtualmente, estão confirmadas as participações de nomes reconhecidos pela produção de conhecimento e atuação em seu país e também no exterior. Entres eles estão o “homem da água da Índia”, Rajendra Singh, a representante da startup britânica Polymateria, Vanessa Spicker Pereira, o ativista ambiental e de solidariedade internacional, Martin Winiecki, o secretário de Mudanças Climática da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini, o CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, a multiartista e comunicadora, Preta Ferreira, entre outros.

A SECLIMA estará presente em diversos eventos da Virada, entre eles:

14 a 24 de setembro

EGGCIDENT

O relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados na Terra. Além disso, o aumento do nível do mar e o aquecimento dos oceanos atingiram novos recordes.

Criada pelo artista Henk Hofstra (Holanda), a intervenção urbana EGGCIDENT, busca chamar a atenção para as mudanças climáticas e o aquecimento global. A obra traz 03 ovos gigantes estalados no chão da Praça do Teatro B32 (Av. Brig. Faria Lima, 3732) prontos para serem fritos e com eles implícita a indagação “Em qual panela? O nosso próprio planeta!”.

A obra provoca reflexão no público e já passou por países como China, Chile, Holanda, Rússia e, no Brasil, por São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador e conta com licenciamento e produção da BA1 Produções Artísticas.

Na 13ª edição da Virada Sustentável, a instalação EGGCIDENT conta com a parceria da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas.

 14/09- 19h

Abertura da Virada

Secretário Gilberto Natalini estará presente e fará uso da palavra.

Teatro B32- Av Brigadeiro Faria Lima, 3732

16/09- 11h

Secretário Gilberto Natalini participará de Debate sobre Mudanças Climáticas, na Represa Guarapiranga.

Parque Praia do Sol- Av. Atlântica, 3540

22/09- 10h45

Secretário Gilberto Natalini participará de Debate Desafios da cidade de SP frente às mudanças Climáticas.

Unibes Cultural- Rua Oscar Freire, 2500

 

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

A Virada Sustentável São Paulo 2023 é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Gerdau, com realização Virada Sustentável e Ministério da Cultura – Governo Federal. Tem patrocínio de Nubank, Colgate, Liberty Seguros e Sabesp, copatrocínio de Ball e Novelis, e apoio das empresas Valgroup, Iconic e Electrolux Group. Além da realização em parceria com a Nações Unidas Brasil, correalização com a Prefeitura de São Paulo, e demais parceiros como Senac, Sesc, Metrô, SP Regula e Goethe Institut. Promoção e Mídia, Globo, Eletromidia e JCDecaux.