Workshop Envelhecimento Ativo aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo

Hoje existe mais idosos no mundo, do que a somatória de todas as pessoas que já atingiram esta fase do desenvolvimento ao longo da História. O envelhecimento populacional e a urbanização são duas tendências mundiais que, em conjunto, representam as maiores forças que moldam o século XXI. Ao mesmo tempo em que as cidades crescem, aumenta, cada vez mais, o seu contingente de residentes com 60 anos ou mais. Os idosos são um recurso para as suas famílias, comunidades e economias, desde que em ambientes favoráveis e propícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o envelhecimento ativo como um processo de vida moldado por vários fatores que, isoladamente ou em conjunto, favorecem a saúde, a participação e a segurança de idosos.

Envelhecimento140314

Preocupados com esse quadro, o Vereador Gilberto Natalini, em parceria com o Grupo ComVIDA realizaram o I Workshop de Envelhecimento Ativo. O evento aconteceu nesta 6ª feira (14/03), na Câmara Municipal de São Paulo.
O workshop teve como objetivo proporcionar um espaço para discussão sobre o tema do envelhecimento, visando ressignificar a imagem do idoso e da velhice na sociedade atual. Abordou questões como os estereótipos dos idosos, crises na terceira idade, e auto responsabilização do próprio envelhecimento.
As palestrantes foram:
DANIELA LASKANI- Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Formação em Gerontologia e Psicologia Analítica pelo COGEAE, PUC-SP. Experiência em atendimento psicológico em grupo e individual para idosos. Psicóloga hospitalar no Hospital Premier, supervisora de grupo para cuidadores de portadores de doenças crônico-degenerativas, psicóloga no Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário – HSP, e membro da comissão organizadora do Congresso de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo.
FERNANDA SARCINELLA- Biomédica, formada pelas Universidades Metropolitas Unidas Uni-FMU com especialização em Gerontologia pela Universidade São Camilo e estudante do quinto ano de psicologia Universidades Metropolitanas Unidas Uni-FMU. Experiência no acompanhamento de idosos, voluntária no Residencial Israelita Albert Einstein, estagiária de psicologia Hospitalar no Hospital Premier, com criação e coordenação de grupo para cuidadores de idosos. Estagiária da Nêmeton, Centro de Estudos em Psicologia e Saúde, no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), e membro da comissão organizadora do Congresso de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo.
Serviço:
I Workshop de Envelhecimento Ativo
Data: 14 de março de 2014
Horário: 14h às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo- Sala Sergio Vieira de Melo
Vd. Jacareí, 100- 1º SS

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *