Câmara Municipal discutiu “Cuidados com idosos que sofrem com úlcera venosa”

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV) e da APOIO, realizou encontro temático para a terceira idade, com o tema “Cuidados com idosos que sofrem com úlcera venosa”. O evento aconteceu nesta 3ª feira (10/09), das 9h às 11h, no Auditório Prestes Maia. A palestrante foi Ester Verônica Brustolin, enfermeira formada pelo Centro Universitário Campos de Andrade, especializada em estomaterapia e mestre em princípios de cirurgia pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.

A úlcera venosa é uma lesão aberta na perna e que ocorre em uma área afetada pela hipertensão venosa. Dentre as úlceras encontradas nos membros inferiores, a úlcera de etiologia venosa é a que possui maior prevalência. Corresponde a aproximadamente 80% a 90% das úlceras encontradas nessa localização, sendo que a insuficiência venosa crônica (IVC) é a principal responsável pelo seu surgimento. Entender como ocorre o processo desta problemática decorrente da úlcera venosa torna-se importante não somente para efetuar um tratamento adequado, mas principalmente, para as medidas preventivas que visem diminuir a sua incidência e recorrência.

A úlcera venosa é mais frequente em idosos, especialmente na faixa etária acima de 65 e 70 anos de idade.

Os Encontros Temáticos acontecem mensalmente e os temas são solicitações feitas nos Cursos de Capacitações para Cuidadores de Idosos. Mais informações no site www.apoiosaudebemestar.com.br