Câmara Municipal de São Paulo recebe Semana de Odontologia Intensiva

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV), recebeu nesta 5ª feira (14),  a Semana de Odontologia Intensiva, idealizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira- AMIB. Participaram da mesa de abertura: Vereador Natalini, Dr. Wilson Modesto Pollara- Secretário Municipal de Saúde, Dra. Viviane Cordeiro Veiga- Representando a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (AMIB-SOPATI), Dr. Luiz Henrique Amaral- Reitor da Universidade Cruzeiro do Sul, Dr. Wilson Chediek- Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Keller de Martini – Representante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e o Dr. Fernando Baeder- Diretor do Departamento de odontologia da AMIB.


“A odontologia hospitalar é muito importante, principalmente na UTI. É necessário que todos entendam a importância do dentista no tratamento hospitalar”, disse a Dra. Viviane Cordeiro Veiga, da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva. 

“Não dá para separar a boca do resto do corpo humano. Tudo deve ser tratado de forma conjunta”, afirmou o Dr. Wilson Chediek- Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas. 
O atendimento odontológico de pacientes sistematicamente comprometidos que não podem ser atendidos em ambiente ambulatorial aumenta a cada dia. Estes pacientes devem ser tratados em ambiente hospitalar proporcionando segurança no atendimento, incluindo pacientes em unidades de terapia intensiva, visto que o cirurgião-dentista na equipe de intensivistas diminui focos de infecções e reduz significativamente a quantidade de pneumonias. Esta realidade aumenta a responsabilidade das instituições formativas dando apoio aos cursos de habilitação capacitando o cirurgião dentista ao atendimento qualificado destes pacientes.
Foi sancionado o Projeto de Lei nº 584/2016 de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada, originando a Lei nº 16.860/18. Ela soma-se à Lei 16.380/16, também de autoria de Natalini, sobre a saúde bucal da pessoa com deficiência. Em São Paulo, o tema central do encontro, será a regulamentação e implantação dessa lei.
“Sabemos da importância da saúde bucal, que ainda não ocupou o seu merecido lugar. Quando fui presidente do CONASEMS conseguimos incluir a saúde bucal nas equipes de saúde da família, o que foi uma grande. A Lei de nossa autoria recém sancionada, referente à saúde bucal para pacientes hospitalizados também vem para somar. O atendimento multiprofissional para os pacientes, principalmente os hospitalizados, é indispensável.  A Prefeitura é favorável, agora aguardamos a regulamentação”, disse Natalini.  
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *