Doe Sangue! Salve uma vida!

Doar sangue é uma atitude muito importante para os seres humanos. São poucos minutos de ação, que podem salvar muitas vidas. A doação é um ato seguro e rápido que pode ajudar a salvar até 4 vidas. Atualmente, menos de 2% da população é doador regular, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados bastante preocupantes. 


Alguns requisitos para doar são: aguardar 7 dias para passar resfriado se houver; gravidez; ingestão de bebida alcoólica até 12 horas antes; vacina da gripe com efeito de 48h; tatuagens e piercings, esperar 12 e 6 meses respectivamente. Quem teve hepatite e algumas outras patologias, não pode de jeito nenhum.
Para os homens, a doação pode ser feita a cada 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano. Já para as mulheres, a cada 3 meses, então 3 doações anuais.
Também, há cuidados pós. É importante evitar exageros físicos por pelo menos 12 horas; aumentar a ingestão de líquidos; não fumar por cerca de 2 horas; não pegar peso; hidratar-se com alimentos saudáveis e manter o curativo no local por pelo menos 4 horas.
É necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Para os que são menores de 18, é necessário ter uma autorização dos pais.
Sou um defensor desta causa e acredito que esta realidade ainda irá mudar, aumentando cada vez mais o número de doadores de sangue pelo país.
Depende de nós e de incentivo para estas atividades aumentarem cada vez mais. Vamos nessa?
Gilberto Natalini- Médico e Vereador (PV/SP)

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *