O Congresso Envelhecimento Ativo começa a ser organizado

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e diversos parceiros dão início à organização do 3º Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo- Cidade Amiga dos Idosos.  O encontro reunirá idosos, profissionais que trabalham com a população idosa, poder público e entidades. A programação está sendo discutida. A próxima reunião de organização será no dia 1 de março, às 9h, na Sala Tiradentes. As reuniões são abertas a todos os interessados. As reuniões são coordenadas por Luciana Feldman,  assessora de comunicação e eventos do gabinete de Natalini.


O envelhecimento populacional e a urbanização são duas tendências mundiais que, em conjunto, representam as maiores forças que moldam o século XXI. Ao mesmo tempo em que as cidades crescem, aumenta, cada vez mais, o seu contingente de residentes com 60 anos ou mais. Os idosos são um recurso para as suas famílias, comunidades e economias, desde que em ambientes favoráveis e propícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o envelhecimento ativo como um processo de vida moldado por vários fatores que, isoladamente ou em conjunto, favorecem a saúde, a participação e a segurança de idosos.

O termo “envelhecimento ativo” foi adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no final dos anos 90. Ele procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que “envelhecimento saudável”, e reconhecer, além dos cuidados com a saúde, outros fatores que afetam o modo como os indivíduos e as populações envelhecem.
Uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Em termos práticos, uma cidade amiga do idoso adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *