Psoríase um iceberg. Conhecendo com profundidade para saber controlar.

A psoríase, uma doença sistêmica, que atinge vários sistemas e órgãos, precisa ser levada a sério, devendo ser tratada multidisciplinarmente, depois de diagnosticada por um dermatologista. Com o intuito de levar informações atualizadas às pessoas que têm a doença e seus familiares, aos profissionais da área de saúde e também trazer as últimas novidades sobre os tratamentos para psoríase, apresentadas nos congressos internacionais, acontece, novamente na Câmara Municipal de São Paulo, neste sábado (21/05),  o Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo, organizado pelo vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e pelo Dr. Cid Yazigi Sabbag.

1e9bf4ab-333b-4d44-8b09-033cb9e799c0
Mais de 2% da população mundial tem psoríase e quem foi mal diagnosticado e tem a doença há muito tempo pode desenvolver a síndrome metabólica, com o acometimento de outros órgãos, levando ao aumento do risco cardiovascular e, consequentemente, ao risco de morte.

1a1cfc07-69c4-4db1-9b67-c943ed397f9b

Programação
Com o tema – Psoríase um iceberg. Conhecendo com profundidade para saber controlar – a cerimônia de abertura do Encontro teve início às 9h00 e foi conduzida pelo seu proponente, o Vereador Gilberto Natalini (Partido Verde/ SP) que ao lado do dermatologista, Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase – CBEP, parceiro desta iniciativa receberam autoridades da área de saúde do governo estadual e representantes de entidades e associações de saúde. Para finalizar a cerimônia aconteceu o tradicional desfile, com o tema – Psoríase não tem cura, preconceito tem – onde os modelos foram pessoas que têm a doença. Uma forma de mostrar a importância de se desconstruir os preconceitos, mudar a postura e atitudes em relação a quem tem a doença. Na sequência, renomados profissionais da área de saúde, ministram palestras com foco nas pessoas que têm psoríase e vitiligo. A partir das 10h00, acontecem os cursos para estudantes e profissionais das áreas de odontologia, médica e farmácia. Na parte da tarde os protocolos também para estudantes e profissionais das áreas de podologia, nutrição, fisioterapia e enfermagem.

a8e725af-37b5-468a-9a31-75ee6b8be489

“Um sábado dedicado às pessoas que querem informações atualizadas, sobre as doenças e também para os estudantes e profissionais da área de saúde que interagem, apresentando cases e estudos, possibilitando, assim que o público participe e compartilhe experiências. É necessário conhecer mais sobre as doenças e as opções de tratamentos para controlá-la. Somente a conscientização pode contribuir para reduzir o preconceito”, comenta o dermatologista, Cid Sabbag, diretor do CBEP.

fff035fd-f49e-4602-b551-256612e27307

“Seja com psoríase, com vitiligo ou qualquer outra doença, somos todos uma obra de arte, e exigimos respeito e dignidade”, disse a Dra. Valeria Petri- Vice Reitora da UNIFESP.

6e2d61c9-092d-4746-a995-d3f61a3c62a9

14 anos consecutivos de Encontro
Muitos foram os resultados alcançados, que beneficiam as pessoas que têm psoríase, entre eles:
§ Lei nº 15.987, de 4 de abril de 2014, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que dispõe sobre o Programa de Apoio às Pessoas com Psoríase.
§ Criação de 3 ambulatórios de psoríase e aquisição de 3 máquinas de fototerapia para o PAM Maria Zélia- Belenzinho, a Rede Hora Certa Maurice Pate- Penha e a AE Jardim Ibirapuera- M Boi Mirim, resultados de emendas do Vereador Gilberto Natalini.
§ Produção de 300.000 cartilhas educativas sobre psoríase.
§ Criação de um protocolo de psoríase para profissionais da saúde da rede pública municipal, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde.
§ Lei nº 16.267, de 15 de setembro de 2015, de autoria do Vereador Gilberto Natalini, que inclui o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Psoríase no calendário oficial da cidade de São Paulo.
“Nestes 14 anos de Encontro, mais de 16.000 pessoas participaram do evento, na Câmara Municipal de São Paulo. Estamos cumprindo o nosso papel na sociedade, lutando por melhores condições de saúde para os cidadãos que vivem na cidade de São Paulo. A cada ano um novo desafio e com ele a vontade de realizar ações de grande alcance social”, afirma o Vereador Gilberto Natalini.

75888101-2690-470b-97ca-7fb343440c33

Natalini também colocou a sua preocupação com relação às últimas declarações do novo Ministro da Saúde, que disse que o SUS não irá mais atender alta complexidade. “O SUS é o plano de saúde de milhões de brasileiros, são pessoas que dependem exclusivamente desse sistema de saúde para sobreviver. É por isso que estamos aqui, para aprender sobre as doenças, trocar experiências, mas principalmente para fazer pressão e exigir que os governos municipal, estadual e federal, cumpram com o seu dever. Nós vamos cobrar. Saúde é um direito do cidadão e um dever do estado. Contem com o nosso mandato nessa luta”.
Serviço:
14º Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo
21 de maio de 2016 (sábado) | 8h30 às 17h00
Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí nº 100 – centro

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *