São Paulo conta com mais de 2000 academias ao ar livre para a população idosa

O mundo está envelhecendo, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060, aponta IBGE. A  pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) aponta tendência de envelhecimento dos brasileiros. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país.


Em 2007,  procurei o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação e juntos resolvemos colocar em prática o que exigia a Lei do Envelhecimento Ativo, de nossa autoria, que era a instalação das academias ao ar livre, mais conhecidas como academia do idoso.

A primeira academia foi instalada no Parque das Bicicletas, na Vila Mariana, com a presença de mais de 3000 idosos; em seguida essas academias foram instaladas em praças, clubes e parques e hoje já são mais de 2000 espalhadas pela cidade.

A academia ao ar livre, consiste em equipamentos de ginástica voltados aos idosos, de fácil manuseio e que as pessoas podem usar sem a necessidade de um instrutor. Além da prática da atividade física, essas academias incentivam a convivência entre as pessoas.  Estudos comprovam que os principais fatores de morte de pessoas idosas são o sedentarismo e a solidão.

Temos dedicado boa parte do nosso mandato à terceira idade, temos leis importantes como a do Envelhecimento Ativo e a que cria o Programa do Cuidador de Idosos. Realizamos mensalmente em parceria com a empresa APOIO, os cursos de capacitação para cuidador de idosos, que já capacitou mais de 5000 pessoas. Também somos responsáveis pela realização do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, que costuma reunir mais de 1000 pessoas em único dia e está em sua 4ª edição, entre tantas outras ações. 
Agora, mais do que nunca, políticas públicas que atendam essa população são indispensáveis. 
Gilberto Natalini- Médico e Vereador PV/SP

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *