Pré Conferência P+L e Mudanças Climáticas apresenta o filme "Um mundo com sede"

No dia 24/08, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo uma pré Conferência P+L e Mudanças Climáticas, com exibição do documentário “Um mundo com sede” (“La soif du monde”) do renomado fotógrafo e cineasta francês Yann Arthus-Bertrand. O evento foi uma parceria do vereador Gilberto Natalini com a Fundação Good Planet, sediada em Paris e presidida pelo fotógrafo.

unnamed

 
Foi a primeira exibição em São Paulo do filme produzido para o Fórum Mundial da Água em Marselha, em 2012 e aborda várias questões relacionadas à água no mundo. O filme em versão em inglês, legendada em português, mantém a mesma linguagem característica dos filmes de Bertrand, com belíssimas imagens aéreas para ilustrar questões planetárias como a água, confrontando com a realidade do que acontece ao nível do solo e ao mesmo tempo dá voz àqueles que na Europa, África, Ásia e Américas se empenham em inovar para fornecer água onde está faltando, usá-la de forma mais inteligente, tratar esgotos e efluentes e recuperar mananciais, pondo fim à poluição das águas. O filme também aborda a questão da pegada hídrica.
Em abril de 2015, seus diretores Yann Arthus-Bertrand, Thierry Piantanida e Baptiste Rouget-Luchaire tiveram a honra de ganhar o Goutte d`Or, prêmio máximo na categoria Documentário sobre o tema água, na 4ª edição do Festival Internacional “Água e Cinema” que fez parte do 7° Forum Mundial da Água, realizado na Coréia do Sul, nas cidades de Daegu e Gyeongbuk, de 12 a 17 de abril de 2015.
A abertura foi feita por Juliana Lima, representando a Fundação Good Planet e por Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente do vereador Natalini. Após a projeção ocorreu debate com o jovem cineasta Caio Ferraz, autor de documentários premiados sobre a água (webcurta Entre Rios) e o biólogo e especialista em recursos hídricos do WWF, Angelo Lima. A moderação ficou a cargo de Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente do Ver. Natalini. Entre os presentes, Miriam duailibi, pres. do Inst. Ecoar e representantes da Itaipu Binacional que mantém o projeto “cultivando Água Boa”.
Outros filmes da Fundação Good Planet serão exibidos durante a Virada Sustentável, de 26 a 30/08.
O evento foi uma ‘pré-conferência’ da 14ª Conferência de Produção mais Limpa e Mudanças Climáticas, que ocorrerá em 22/09, com a temática “Água e Energia: crise e superação sustentável” (inscrições abertas pelo site www.natalini.com.br)

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *