Secretário de Relações Internacionais recebe representantes da comunidade armênia

Sempre em defesa dos direitos humanos e das comunidades estrangeiras que moram em São Paulo,  o vereador Gilberto Natalini (PV) se reuniu nesta segunda (26/02), com o Sr. Julio Serson – Secretário Municipal de Relações Internacionais, o Secretário-Adjunto  Affonso Massot e o Sr.  Kevork Zadikian – representante do Conselho Nacional Armênio no Brasil/ CNA.


O encontro se pautou em estreitar os laços da comunidade armênia de São Paulo com o Executivo Municipal e tratou-se principalmente sobre projetos culturais e de integração comunitária local. 

“Esse trabalho de aproximação do poder público com as comunidades estrangeiras, faz parte das atuações do nosso mandato, estimulando a integração entre os povos e a cultura de paz”, disse Natalini.
O genocídio ocorreu entre os anos 1915 e 1923, totalizando cerca de um milhão e meio de pessoas mortas por ordens do governo otomano. O Império era formado por turcos, curdos, gregos, armênios, judeus, entre outros porém, a partir do século XIX, ele começara a perder seus territórios na Europa e, com o início da 1ª Guerra Mundial na mesma época, o governo temia perder também as terras ocupadas historicamente pelos armênios na Ásia Menor. Além disso, os armênios estavam situados na fronteira entre os impérios otomano e russo, o que interessava a ambos pela localização estratégica de guerra.
Diversos países reconheceram o genocídio armênio, no entanto países como o Brasil e a Turquia, ainda não. Natalini é um defensor da comunidade armênia, enviou ofício aos Senadores, Deputados e também à Presidência da República, solicitando que esse triste episódio da história seja reconhecido. No início de 2018, o vereador foi até a Armênia,  sentindo mais de perto essa tristeza e luta centenária.
Ao final da reunião, Natalini transmitiu ao Secretário, o convite feito pelo Prefeito de Yerevan – capital da Armênia – Daron Markarian, para visita oficial do executivo municipal às festividades em comemoração aos 2800 anos de fundação daquela cidade, que foi aceito com satisfação por Julio Serson.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *