Instituição de Longa Permanência para Idosos é tema de reunião na Câmara

O envelhecimento populacional é um grande desafio. No mundo, a cada segundo duas pessoas celebram seu sexagésimo aniversário. Uma em cada nove tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se um crescimento para uma em cada cinco para 2050. (UNFPA, 2009)

No Brasil, o ritmo é acelerado. Estima-se que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país, passando de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). (IBGE, 2016).

Os estudos estimam que a ‘virada’ no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o percentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.

No último sábado (10), o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) realizou em parceria com o Portal Casa de Repouso um Encontro que discutiu a importância das ILPIs- Instituição de Longa Permanência para os idosos.

As ILPIs tem como finalidade o acolhimento para pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado. As edificações devem ser organizadas de forma a atender aos requisitos previstos na regulamentação pertinente.

Tem as ILPIs particulares e também as públicas, que ainda estão aquém da necessidade da população. Nesse caso a forma de acesso ao serviço é através de uma demanda encaminhada e/ou validada pelos CRAS, CREAS, Ministério Público ou Poder Judiciário.

É muito importante a presença dos familiares nas ILPIs. Os idosos podem ser muito bem cuidados nessas instituições, mas a presença e o cuidado do familiar é indispensável para o bem estar dessas pessoas.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *