[03/04/2008 12:29:48] 30 minutos que valem ouro

30 minutos que valem ouro

Neste domingo, 06 de abril, São Paulo vai vivenciar um grande evento em prol da saúde e da qualidade de vida. Uma passeata com perspectiva de reunir 10 mil pessoas, a partir das 8h30, seguirá da Avenida Paulista (MASP) ao Parque Ibirapuera, opondo-se ao estilo de vida sedentário que tira cerca de 300 mil vidas por ano no Brasil.

O ato faz parte do Programa Agita Mundo, que preconiza a prática de atividades físicas por, pelo menos, 30 minutos diários. A data para a passeata não foi escolhida ao acaso: no calendário da ONU, 06 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física.

O Agita Mundo, elaborado pela ONU, tem como molde o Programa Agita São Paulo, lançado pelo Governo do Estado em 1996. O objetivo até hoje permanece o mesmo: conscientizar a população sobre a importância da atividade física. Pesquisas mostram que apenas 13% dos paulistas mantêm o hábito de praticar no mínimo 30 minutos de atividade por dia.

Apesar da sua reconhecida eficiência, o Agita só foi oficializado na cidade de São Paulo em 2005, durante minha passagem pela Secretaria de Participação e Parceria. Nasceu então o Agita Sampa, que vai integrar a caminhada deste domingo.

O Agita Sampa também preconiza o incentivo aos 30 minutos de atividades físicas por dia. Prevê, além de caminhadas, a realização de eventos culturais e outras atividades esportivas para estimular a vida ativa e saudável da população. Determina o incentivo a mutirões para plantio de árvores, políticas de adoção de praças e reformas de áreas verdes, bem como construção de bicicletários, ciclovias e rotas de caminhadas.

O sedentarismo já está bastante imbutido nos hábitos dos paulistanos, que, ajustados a um ritmo de vida acelerado, acabam por deixar de lado a própria saúde. Ter uma vida saudável, porém, não requer muito tempo. Três séries de 10  minutos por dia, duas de 15 ou 30 corridos já são suficientes para anular os males do sedentarismo.

Apesar de se apresentarem como solução prática para a correria do dia-a-dia, os automóveis são grandes inimigos de quem procura uma vida saudável. Os paulistanos acostumaram-se a recorrer às quatro rodas mesmo para percorrer pequenas distâncias. Assim, deixar o carro na garagem e caminhar até a padaria ou a farmácia é uma boa alternativa.

O tempo livre, geralmente dedicado à televisão ou à Internet, pode ser igualmente preenchido de maneira saudável: uma caminhada pelo bairro, um passeio com o cachorro, uma volta de bicicleta com as crianças.

Além de ajudar a cultivar bons hábitos, essas sugestões também são ótimas oportunidades para reunir a família e também estar em contato com a natureza. Somar 30 minutos de atividades físicas acaba sendo imperceptível, mas com efeitos claramente positivos para a saúde.

Neste domingo, ir ao MASP encontrar o grupo que vai percorrer o trecho até o Ibirapuera pode ser o início de uma nova fase na sua vida. Uma fase mais ativa e saudável. Vale a pena, pode confiar.

Gilberto Natalini, médico e vereador (PSDB)

About natalini