O ano era 1938 e, aos seis anos de idade Fernando Villaboim, e seu irmão Raul plantaram uma Figueira na praça que foi batizada em homenagem ao avô, senador à época, Manuel Pedro Villaboim. Hoje, tantos anos depois o dentista Fernando defende junto da sua comunidade a vida da Figueira da Praça Villaboim.
O “padrinho” da árvore, os membros do SOS Praça Villaboim – ou seja, a comunidade – empreendedor local e o mandato do vereador Gilberto Natalini se uniram em defesa da Figueira e estão trabalhando na sua recuperação.
Há alguns meses a prefeitura detectou que a grande Figueira estava contaminada com a praga da mosca branca. A proposta seria a retirada da árvore, mas a comunidade se uniu e conseguiu manter a árvore. Teve início o tratamento e recuperação, tudo com a consultoria de um biólogo do Instituto Agronômico.
Na manhã desta sexta-feira, dia 8 de novembro, representantes da comunidade (SOS Praça Villaboim), representante da subprefeitura da Sé, um empreendedor local e assessores do mandato de Natalini se reuniram para discutir os próximos passos para a elaboração e execução de projeto de recuperação do espaço.
A Figueira vai receber suportes para os galhos maiores o que vai garantir a segurança da árvore e do local. Os suportes vão ser colocados pela subprefeitura.
Outra boa notícia é que um empreendedor local assumiu a manutenção da praça – limpeza e serviços de jardinagem.
Agora o próximo encontro a ser marcado tem como objetivo a elaboração de um projeto de revitalização da praça com meta até 2015, ano do centenário do arquiteto Vilanova Artigas autor do projeto do edifício Louveira vizinho à praça. Acompanhe! Participe!