Bem no coração de São Paulo, o Parque Trianon completa 125 anos! Neste final de semana a população conta com uma programação agitada. Dentre as animações, está o plantio de árvores, trilha monitorada, festival de dança, lançamento do programa de voluntários no parque, apresentação da banda da Guarda Civil Metropolitana e até show do Duofel (uma das mais conhecidas duplas de música instrumental, com 35 anos de estrada). O Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, fez questão de prestigiar o evento e plantar uma árvore junto com a comunidade.
O parque, localizado em meio a Av. Paulista de prédios comerciais e atrações culturais, conta com uma área de 48.600 m² e uma vegetação ampla, composta por remanescentes da Mata Atlântica, como jequitibá, palmeira-de-leque-da-china e camboatás. Em sua fauna, o destaque vai para o sabiá-ferreiro, que faz “escala” no parque, e pode ser detectado pelo canto de timbre metálico, além de borboletas laranja e amarela.
Projetado pelo paisagista francês Paul Villon e o inglês Barry Parker, o atual nome do parque (Tenente Siqueira Ramos) foi dado em 1931 em homenagem a um dos heróis da Revolução do Forte de Copacabana, na Revolta Tenentista. Há também, duas famosas esculturas que embelezam o parque: “Fauno”, de Vitor Brecheret e “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva, que podem ser vistas durante a Trilha do Fauno (caminho com 11 estações e 600 metros que liga a Avenida Paulista com a Alameda Santos).
“O parque Trianon é um remanescente de mata atlântica em pleno coração da cidade de São Paulo. Precisamos preservá-lo. Vamos plantar 100 mudas no parque na semana do meio ambiente”, disse o secretário Gilberto Natalini.
O parque fica aberto todos os dias, das 06h às 18h.
Av. Paulista, 1700 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200