A história do voluntariado médico na Igreja Bom Jesus do Cangaíba

Natalini gosta de gente. Desde muito cedo descobriu que a política é o instrumento mais poderoso de conquista da felicidade coletiva. Com 17 anos, entrou na Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP. Vivia-se o pior momento da Ditadura no Brasil. Logo se envolveu com as reivindicações dos estudantes e com o Centro Acadêmico da Universidade. Mas percebeu que a luta do povo brasileiro pela liberdade estava apenas começando. Foi preso e torturado no período da ditadura. Criou um ambulatório médico voluntário no Fundo da Igreja do Cangaíba, onde atua com Dr. Francé e Dr. Nacime até os dias de hoje.

Missa38anos
Missa em comemoração aos 38 anos do voluntariado médico

Tudo começou em 1971, dentro de uma cela do DOPS, Departamento de Ordem Política e Social, quando se encontraram dois sobreviventes da tortura, inconformados com a ditadura instalada pelo golpe de 1964- o estudante de medicina Gilberto Natalini e o operário João Chile. Pouco antes de saírem da cadeia, durante uma das discussões que os presos organizavam na cela, o operário desafiou o estudante:”Vocês vão é cuidar dos ricos quando se formarem. Só estão pensando no povo agora, jovens cheios de ilusões”. Natalini de imediato compreendeu que não havia ali uma provocação inconsistente. Chile pensava no contexto social de cada um.
“Nosso compromisso é profundo”, assegurou.” Prometo que vamos procurar você quando agente se formar”, disse Natalini.
PadreJoaoMedicosVoluntariosRecemFormadosInicio1976
Padre João com os médicos voluntários recém formados, no início de 1976

E assim foi. os jovens médicos recém formados, organizaram o atendimento médico voluntário da Igreja Bom Jesus do Cangaíba. Contaram com o apoio do bispo da zona leste, Dom Angélico Sândalo Bernardino, dos padres à frente da igreja, João Bernardo, Claudio, Rogerio e Marcelo; além da valiosa ajuda das senhoras do bairro, que até hoje prestam trabalho voluntário. Pelas salinhas de consulta do ambulatório continuam passando, todos os sábados, dezenas de pessoas, somando-se dezenas de milhares de consultas e retornos ao longo dos últimos 38 anos, pois o ambulatório teve seu início em janeiro de 1976. As atividades não se limitaram ao atendimento médico. O grupo logo passou a dar cursos sobre saúde, preparou e distribui cartilhas, fez palestras tanto no Cangaíba como em outros bairros da zona leste.
O trabalho, verdadeiro fermento social, resultou na multiplicação de núcleos semelhantes na zona leste e depois na zona sul de São Paulo. A criação da Associação Popular de Saúde (APS), também foi um importante fruto dessa luta, que realiza educação na área da saúde e é responsável por importantes lutas e conquistas na região leste da cidade. A APS funciona até os dias de hoje, na Rua Domingos de Lucca, 108.
O atendimento médico voluntário na Igreja Bom Jesus do Cangaíba continua acontecendo com os médicos Gilberto Natalini, Henrique Sebastião Francé, Nacime Salomão Mansur e o grupo de voluntariado. Neste domingo (15/12), o Padre Émerson celebrou uma linda missa em homenagem aos 38 anos do voluntariado, que contou com a presença do Dr. Natalini, Dr. Francé e do Dr. Naciminho, como é carinhosamente conhecido o filho do Dr. Nacime.
Voluntariado
Equipe do Voluntariado Médico

Importante ressaltar o apoio incondicional que o Padre Luiz e o Padre Émerson tem dado ao atendimento voluntário.
“Nosso compromisso com o povo de Cangaíba continuará firme, até quando tivermos forças”, disse Dr. Francé.
Da medicina ao trabalho de zeladoria do bairro do Cangaíba
Natalini tem um carinho muito especial pelo bairro do Cangaíba e com isso seu trabalho no bairro não ficou só no voluntariado médico, assim que foi eleito vereador por São Paulo, começou um trabalho de zeladoria no bairro. Conquistou muita coisa e tem muitas outras ainda por acontecer.
ParquePenha
Futuro parque da Penha

ProlongamentoSabesp097
Obras de Esgoto

Preocupado com a qualidade de vida das pessoas, instalou diversas academias de idosos em praças do bairro, também trabalhou por melhoria na rede de esgoto, pavimentação, entre tantas outras ações.
AcademiaIdososPracaBaraoSaica
Academia de Idosos em Praças

Saúde e Meio Ambiente são prioridades no mandato de Natalini, com isso tem trabalhado muito pela criação do Parque da Penha, em frente ao Metrô e pela implantação e ampliação de UBSs na região, como é o caso da UBS da Penha e da UBS Engenheiro Trindade. A implantação do AMA 24h no Engenheiro Goulart é outra vitória de Natalini e da comunidade local. Importante ressaltar também a reforma e ampliação da UBS/ AMA do Cangaíba. Com o apoio de seu assessor José Roberto Coimbra, Natalini tem resolvido muitas demandas do bairro.
UBSCangaiba
Reforma UBS Cangaíba

“Nós gostamos de gente, com isso é muito gratificante receber o carinho que recebemos da população na missa de 38 anos do nosso voluntariado. Espero ter forças para continuar esse gratificante trabalho por muitos e muitos anos”, disse Natalini.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.