Agricultura Orgânica é pauta de discussão na Câmara Municipal de São Paulo

A Plataforma de orgânico, em parceria com o vereador Natalini e outros parlamentares realizaram nesta 3ª feira (21/05) Seminário para discutir a questão dos orgânicos na cidade de SP.

PlataformaOrganicos

“A questão da agricultura orgânica, sem agrotóxico é fundamental para que as pessoas vivam com mais qualidade, é de extrema importância. É por isso que temos dedicado boa parte do mandato a essas questões. Fizemos um PL para incluir os orgânicos na merenda escolar, foi aprovado na Câmara Municipal, mas infelizmente vetado pelo Prefeito Haddad. Uma pena! Não vamos desistir”, disse Natalini, que é médico.
A existência de área rural dentro da capital é um fato pouco conhecido por boa parte dos paulistanos. Porém, além da fabricação de alimentos, ela é protetora das áreas de mananciais, principalmente na Zona Sul da cidade. “É uma forma de incentivar para que a gente tenha essa área utilizada de maneira adequada e sustentável”, explicou Mônica Borba, do Instituto 5 elementos. “Uma escola agrícola orgânica na região é fundamental”, argumentou, defendendo mecanismos para atrair jovens ao plantio.
Já Guaraci Diniz, da Associação de Agricultura Orgânica, lembrou que a mudança não esbarra só em questões técnicas. “Precisamos ter na frente de trabalho a mensagem de que estamos pensando em uma sociedade mais harmônica”, observou. Para ele, é preciso envolver no debate produtor e consumidor, para alcançar uma comercialização mais justa, o que Diniz acredita ser a única forma possível de trabalhar com esses produtos.
Semana de Agroecologia
O seminário Plataforma de Agricultura Orgânica para o Município de São Paulo faz parte de uma semana de eventos realizados na Câmara Municipal sobre práticas sustentáveis na agricultura e a questão dos orgânicos inserida nas políticas públicas. Na quinta e sexta-feira, ocorrerão no Palácio Anchieta oficinas temáticas.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *