Anemia falciforme é mais grave do que se imagina

O traço falciforme é uma característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, que é herdada do pai ou da mãe. Dessa forma, esta diferença não é considerada uma doença e, por isso, não precisa de tratamento, mas a anemia falciforme é e pode ser cruel.


A anemia falciforme é causada por uma mutação genética nos glóbulos vermelhos e é hereditária. As crianças apresentam alguns sintomas ao longo do tempo, quando nascem, como dores articulares, fadiga intensa, atraso no crescimento, entre outros problemas enfrentados.
Cerca de 20% das crianças não alcançam 5 anos de vida se não tiverem acompanhamento médico adequado. Já a mortalidade de pessoas com mais idade varia de 20% a 50%.
Tanto o traço como a anemia, são detectados através do exame laboratorial eletroforese de hemoglobina, especial para estes tipos de diagnóstico. Há também o teste do pezinho, regulamentado oficialmente pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). A descoberta pode ser feita também pela doação de sangue (solicitada pelo médico ou paciente), quando essa suspeita existe.
Sou co-autor da Lei 14.482 que implementa o Programa de Assistência Integral às pessoas que têm traço e anemia falciforme, na cidade de São Paulo, dando apoio e condições na rede pública. Saúde é prioridade. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *