Aranhas de Biblioteca no Tatuapé não são venenosas

O gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) foi acionado pela Coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen,  Av. Celso Garcia, 4142- Tatuapé, porque no local foram encontradas muitas aranhas. Por se tratar de um espaço com frequência principalmente de crianças e idosos, a preocupação era grande. 

O parlamentar imediatamente acionou a zoonose da Moóca e prontamente foi atendido. A bióloga da vigilância ambiental Sra. Vilma Alonso visitou o local e apresentou um laudo. Foi constatado que a espécie observada nas teias não oferecem risco a saúde. 

Foi observado que no terreno da instituição existe externa área verde com muitas árvores e se constitui em abrigo a animais sinantrópicos, mas após a coleta foi informado que essa espécie de aranha não oferece risco à saúde humana, pertence ao gênero Nephila, não sendo considerada de importância médica. Costuma construir sua teia em locais de alta umidade, em concentrações de vegetação como parques e praças.  Essa aranha tece teia orbicular de coloração dourada, que pode chegar até 1,5m de diâmetro. Apesar de normalmente solitárias, em alguns habitats as fêmeas adultas podem tecer teias entrelaçadas, formando “agregações” nas quais  os fios periféricos das teias se tocam. Alimentam-se principalmente de presas voadoras que ficam presas à superfície da teia. 

Foi sugerido à coordenadora da Biblioteca fazer um trabalho, junto às crianças e adolescentes participantes dos projetos, para identificar aracnídeos, como aranhas e escorpiões, alertando que nunca se deve entrar em contato com esses animais, como por exemplo, pegá-los com as mãos, pois muitos podem possuir veneno.
Vale a pena lembrar que, no caso de acidentes com aranhas ou outros animais peçonhento, a pessoa acidentada deve procurar atendimento médico mais próximo ou o Hospital Vital Brasil, que atender todos os dias 24 horas. Tel.: (11) 2627-9529. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *