Atenção à Psoríase e Vitiligo: conquista do mandato do vereador Natalini

Com um trabalho realizado há mais de uma década, o médico e vereador Gilberto Natalini (PV/SP) já conseguiu inúmeras conquistas em relação ao tratamento da Psoríase e do Vitiligo.

52c815a4-23ca-49bd-890d-fb1e09556e54

O parlamentar é autor lei nº 15.987/2014 (PL nº 286/07 ), que dispõe sobre o tratamento às pessoas com a doença na rede pública, instituindo a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase. É também do vereador Natalini a lei 16.267/2015 que estabelece a data de 29 de outubro – que faz parte do Calendário Oficial da cidade – como o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Psoríase. Também, por indicação do vereador, o Protocolo de Atendimento ao Paciente com Psoríase foi criado na rede pública municipal da cidade garantindo atendimento aos pacientes.

Psoriase2013

Encontros que tratam Psoríase e Vitiligo, coordenados pelo vereador Natalini, acontecem, anualmente, na Câmara Municipal de São Paulo, com vistas a levar informações sempre novas trazidas de congressos internacionais aos pacientes e familiares, além dos profissionais da Saúde. “Nosso trabalho assíduo, juntamente com o dermatologista e diretor do Centro Brasileiro de Estudo em Psoríase, Cid Sabbag e a sociedade em geral, alcançou grandes conquistas; entre elas os três centros de Psoríase de altíssima qualidade abertos na cidade e 100% SUS como, por exemplo, o da Maria Zélia”, salienta o vereador ao informar que, nestes centros, foram instalados equipamentos de Fototerapia que possibilitam tratamento de extrema importância para o paciente.

images

Na cidade de São Paulo, cerca de 280 mil pessoas sofrem as consequências da Psoríase, doença de pele cíclica, crônica e não contagiosa que requer tratamento e cuidados multidisciplinares. O Vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial e caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina – um pigmento que dá cor à pele – em certas partes do corpo, gerando manchas brancas.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *