Câmara Municipal de São Paulo sedia Comemoração aos 20 anos do Agita São Paulo

Nessa terça-feira (06), a Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV/SP), realizou Solenidade em Comemoração aos 20 anos do Agita São Paulo. O programa tem o intuito de incentivar as pessoas a praticar ao menos 30 minutos de atividade física por dia. “Envelhecer todos iremos, mas que seja com qualidade de vida”, afirma o vereador.

20AgitaSP

No início da década de 90, o sedentarismo alcançava 70% da população de São Paulo. Em 1994, o então secretário de estado da saúde, Dr. José da Silva Guedes, pediu ao CELAFISCS para que organizasse um programa de promoção de atividade física.
Assim nascia o Agita São Paulo, implantado em dezembro de 1996, após 2 anos de preparação, em que os mais renomados pesquisadores do mundo e do Brasil foram convidados a colaborar na sua elaboração. Baseado em parcerias estratégicas, tinha três focos: escolar, trabalhador e idosos, com uma mensagem inovadora para a época e clara: todo adulto deve realizar pelo menos 30 minutos de atividade física, na maior parte dos dias da semana (5 dias), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada. Com o uso de marketing social foram desenvolvidos, slogan, logo e o famoso mascote: o “Meio-Horito”, o menino dos 30 minutos que percorreu o Brasil e o mundo.

20AgitaSP02

Em verdade, no nascedouro ninguém imaginaria a dimensão e o alcance que o Agita teria. Mas logo de início recebeu o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, e mesclando ações permanentes com megaeventos, como Agita Galera e o Dia Mundial da Atividade Física, o Agita conseguiu um impacto impressionante, reduzindo em termos proporcionais em 41% o sedentarismo na região metropolitana e em 70% proporcionais no estado de São Paulo. Isso significou uma diminuição no número de consultas, exames, consumo de medicamentos, internações hospitalares e cirurgias, cuja análise do Banco Mundial indicou que o Agita representava uma economia de 310 milhões de dólares anuais no setor saúde do estado.
Por todas essas razões mais de 400 municípios do estado mantem carta de parceria com o Agita; foi criado pelo Ministério da Saúde o Agita Brasil, inspirou-se a criação da Rede de Atividade Física das Américas (RAFA/PANA) e o Agita Mundo Network, presente hoje em 73 países.
Preocupado com a prevenção de doenças e o envelhecimento ativo dos paulistanos, o vereador Gilberto Natalini criou o Projeto de Lei nº 539/06 – Lei nº 14.409/2007, que instituiu o programa Agita Sampa na cidade de São Paulo, que consecutivamente atingiu outras tantas benfeitorias para a cidade, como por exemplo, os aparelhos de ginástica nas praças para os idosos. Lembrando que os exercícios físicos feitos gradualmente se tornam o melhor remédio para a prevenção de doenças.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.