Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e apoio de outros parlamentares, a Câmara Municipal de São Paulo oficializou na tarde desta quinta feira (9/04), o Comitê Civil de Combate à Dengue, que já existiu na Casa no ano de 2004 a 2007. Segundo Natalini, na época em que houve o surto da dengue na cidade (2004) o Comitê foi de extrema importância no combate ao mosquito. “Reunimos centenas de entidades da sociedade civil e ajudou muito. E agora será da mesma forma. Precisamos combater a epidemia começando pela nossa casa”, diz o vereador.
De acordo com dados da Vigilância em Saúde – COVISA – algumas regiões da cidade de São Paulo, estão em estado de emergência, como: Raposo Tavares e Rio Pequeno (zona oeste), Cidade Ademar (zona sul), além dos bairros de Perus, Pirituba, Casa Verde, Cachoeirinha, Brasilândia e Freguesia do Ó (zona norte). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os casos de dengue registrados na capital, somam 8.173, com duas mortes ocasionadas pela doença.
A Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN- da Secretária do Estado da Saúde, presente no Comitê de Combate à Dengue, também apresentou seus dados. Segundo o órgão, no Estado de São Paulo, são 96, os casos de óbitos por dengue. “A doença é séria, nunca tivemos uma epidemia como essa. E as ações precisam ser permanentes”, disse Irma Neves Ferreira da SUCEN. Segundo ela, o Estado possui um Comitê há mais de dez anos que visa manter a informação, orientação e somar os esforços no combate à epidemia.
Outras entidades como: Associação Comercial de São Paulo, Sindicatos, Fiesp e a Arquidiocese, relataram sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, referentes a mobilização e divulgação, no combate à dengue nas suas bases. “A Arquidiocese tem mobilizado as paroquias e distribuído folhetos informativos, principalmente, nas igrejas da região norte da cidade”, ressaltou Padre João Mildner – representante da Arquidiocese de São Paulo.
Outros parlamentares e representantes de associações e sindicatos também falaram sobre a divulgação no combate à doença e demostraram bastante interesse em vencer a batalha contra o mosquito da dengue.