Câmara reinstala Comitê Civil contra a dengue em SP

Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e apoio de outros parlamentares, a Câmara Municipal de São Paulo retomou na tarde desta quinta feira (26/03), o Comitê Civil contra a Dengue, que já existiu na Casa no ano de 2004 a 2007. Segundo Natalini, na época em que houve o surto da dengue na cidade (2004) o Comitê foi de extrema importância no combate ao mosquito. “Reunimos centenas de entidades da sociedade civil e ajudou muito. Agora vamos funcionar da mesma forma. Precisamos combater a epidemia começando pela nossa casa”, diz o vereador.

dengue1

Para Bronislawa de Castro da Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA – os casos de dengue em São Paulo preocupam as autoridades, principalmente se comparados ao ano de 2014. Na cidade de São Paulo temos 2,5 mil agentes para 3 milhões de imóveis. “Uma vez visitada a casa e inspecionada a pessoa precisa por em prática”, diz ela.

dengue2

De acordo com dados da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN- da Secretária do Estado da Saúde, no ano passado foram confirmados 90 óbitos por dengue no Estado de SP. Em 2015, só nos três primeiros meses do ano, o número de mortos já somam 70. “Morrer por dengue é inaceitável”, afirmou Dalton Pereira da Fonseca – responsável pela SUCEN. Segundo ele, se o morador não olhar sua casa com vistorias simples não adianta o Estado ou Município contratar mais agentes para fiscalizar. “Não dá conta”, diz Fonseca. Durante a reunião uma funcionária que não quis se identificar da Secretaria Municipal da Saúde, relatou que o maior problema do combate ao mosquito são os imóveis fechados. Segundo ela, existem imóveis com criadouro de dengue, mas que a fiscalização não consegue entrar.
Outras entidades como: Associação Comercial de São Paulo, Fiesp e a Arquidiocese também marcaram presença e manifestaram o interesse na mobilização e divulgação do combate à dengue nas suas bases. “Trata- se de uma campanha humanitária, uma campanha pela vida, por isso, é muito importante nos juntar para uma ação mais concreta”, ressaltou Padre João Mildner – representante da Arquidiocese de São Paulo.
A próxima reunião do Comitê de Combate à Dengue ficou agendada para o dia 09 de abril, às 13h. Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *