CMSP homenageou Dr. Carlini, criador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

O Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, nascido em Ribeirão Preto, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1957) e mestrado em Psicofarmacologia – Yale University (1962). Atualmente é da Universidade Federal de São Paulo, membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) – World Health Organization (WHO), ex-membro do International Narcotic Control Board (INCB), eleito pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas, parecerista do Phytotherapy Research e Journal of Ethnopharmacology, coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).

PROF-CARLINI-CP-1032014-Rtto_7301-72-ABRE

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, levantamentos epidemiológicos, plantas medicinais, psicofarmacovigilância. Orientador de Mestrado e Doutorado do Departamento de Psicobiologia. Atualmente alocado no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Nas décadas de 1970 e 1980 liderou no Brasil um grupo de pesquisa publicando mais de 40 trabalhos em revistas científicas internacionais. Esses resultados, juntamente com as investigações de outros grupos internacionais, possibilitaram o desenvolvimento no exterior de medicamentos à base de Cannabis sativa utilizados atualmente em vários países do mundo para tratamento da náusea e dos vômitos causados pela quimioterapia do câncer, para melhorar a caquexia (enfraquecimento extremo) de doentes com HIV e câncer e para aliviar alguns tipos de dores.

TCPDrCarlini3

Tem uma atuação social intensa que, por vezes, ofusca o cientista. Ele é o criador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) – um importante fornecedor de informações para a formulação de políticas de educação – e da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime), em 1990. Entre 1995 e 1997 esteve à frente da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, órgão predecessor da atual Anvisa. Atualmente está no sétimo mandato como membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems, da Organização Mundial da Saúde (OMS).


TCPDrCarlini

Por tudo isso e muito mais, o Vereador Gilberto Natalini entregou o título de Cidadão Paulistano a esse médico, cientista que tem dedicado grande parte da vida a pesquisar a cura de vários males que afetam a saúde e a duração da vida.

TCPDrCarlini2

Serviço:
Sessão Solene de Entrega do Título Cidadão Paulistano ao Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini
Data: 10/03
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de São Paulo- Plenário 1º de Maio
Vd. Jacareí, 100- 1º andar

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.