Os casos de dengue triplicaram em 2015, se comparados com o mesmo período de 2014. De 04 de janeiro a 10 de outubro deste ano, foram notificados 1.485.397 casos de dengue no país. O Estado de São Paulo registrou em 2014 um total de 217.654 casos, e até o início de outubro de 2015, já foram notificados 695.985 casos, com incidência de 1.580,5 por 100 mil habitantes.
Diante de um cenário que poderá se agravar de forma alarmante, a maneira mais eficaz de combate ao mosquito da dengue é agir preventivamente. Essa é a razão do Comitê Civil Contra a Dengue, coordenado pelo vereador Gilberto Natalini (PV), estar organizando para o dia 16, deste mês, com início às dez horas, na Câmara Municipal de São Paulo, reunião com entidades governamentais, igrejas, entidades sindicais e segmentos representativos de sociedades profissionais, para discutir ações e estratégias imediatas no combate ao mosquito da dengue.
No que se refere à capacidade de adaptação ao ambiente hostil das grandes cidades, talvez nenhuma espécie de mosquito tenha conseguido tanto sucesso quanto o Aedes aegypti. Além de resistência a alguns inseticidas, a espécie vem adquirindo a habilidade de se reproduzir em volumes cada vez menores de água – que nem precisa estar tão limpa quanto no passado. Os insetos, que antes só picavam durante o dia, passaram a atacar também à noite.
O comportamento irregular das chuvas, aliado a uma série de circunstâncias, tem propiciado as condições necessárias para o surgimento do mosquito aedes aegypti, que registrava maior incidência apenas no verão. Em São Paulo o período de maior incidência ocorreu no mês de abril, deste ano, com 504,8 casos por 100 mil habitantes.
Serviço:
Reunião Comitê Civil contra a Dengue
Data/ Horário: 16/11- 10h às 13h
Local: Câmara Municipal de São Paulo- Sala Tiradentes
Vd. Jacareí, 100- 8º andar