Descentralização agiliza processos

Os primeiros dois meses do ano no Departamento de Gestão Descentralizada (DGD), órgão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), foram importantes para ordenar a casa e atender ações emergenciais, além dos processos em andamento. “Saímos de 19 analistas que atendiam quatro pontos da cidade para 30 profissionais que atenderão 10 DGDs. Importante ressaltar que somente esses analistas são autorizados a fazer a fiscalização na cidade”, informa o diretor Walter Tesch. O DGD também é responsável pela arborização e educação ambiental nos bairros.

562668-970x600-1

Por isso, os 10 DGDs estão associados a um número específico de Prefeituras Regionais. Conjuntamente com outros órgãos públicos, tem atuado de forma preventiva, como na realizada no início do mês pelo DGD Leste-3. Em parceria com a Prefeitura Regional de São Miguel Paulista e com outros órgãos do município, fiscalizaram o descarte de entulho e estimularam os moradores a denunciar os agressores que praticam crime ambiental contra a cidade.
Há intervenções emergenciais, realizadas mediante denúncia. Foi o que ocorreu em uma área de proteção na região de Perus, com a venda de lotes para construção de casas populares. “O cidadão utilizava uma matrícula antiga, de emissão de posse – problema duplo para a comunidade, que pode perder uma área verde, e para quem investiu suas economias em um lote irregular”, afirma Walter Tesch. As obras foram embargadas.
Na região norte, o DGD Norte-2 averigua a ocupação irregular junto ao Córrego do Bispo, situação que só pode ser equacionada com a soma de esforços de todos os órgãos envolvidos.
Às vezes, as denúncias são infundadas, segundo o que apurou o DGD Sul-1. A informação era de que a obra de reforma de um hotel de luxo, próximo ao Parque Burle Marx, teria promovido um transbordamento que estaria gerando queda de árvores e contaminação das águas. Os especialistas constataram que as águas presentes no parque eram oriundas de um duto antigo de águas pluviais, sem contaminantes.
Quem é quem
No âmbito das parcerias, os Departamentos de Gestão Descentralizada estão trabalhando para formatar parcerias junto às prefeituras regionais de sua competência. Segue a lista dos Núcleos e respectivas prefeituras regionais: DGD Norte 1 (Freguesia do Ó, Perus e Pirituba/Jaraguá); DGD Norte 2 (Casa Verde/Cachoeirinha, Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme). DGD Sul 1 (Campo Limpo e M’Boi Mirim); DGD Sul 2 (Cidade Ademar, Jabaquara e Santo Amaro); DGD Sul 3 (Capela do Socorro e Parelheiros); DGD Leste 1 (Cidade Tiradentes, São Mateus e Itaquera); DGD Leste 2 (Aricanduva/Vila Formosa/Vila Carrão, Ermelino Matarazzo, Penha, Vila Prudente e Sapopemba); DGD Leste 3 (Guaianases, São Miguel Paulista e Itaim Paulista); DGD Centro-Oeste 1 (Butantã, Lapa e Pinheiros); e DGD Centro-Oeste 2 (Vila Mariana, Ipiranga, Mooca e Sé).

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *