Doenças Cardiovasculares são as principais causas de mortalidade no Brasil

A DPSC/SBC – Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular, que é a interface entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a comunidade, realizou nesta 6ª feira (26/04) a Campanha de Hipertensão, na UBS Vila Izolina Mazzei. O objetivo da campanha foi atingir a população usuária da atenção básica e sensibilizar os médicos do Sistema Único de Saúde através de vídeo-aulas, mostrando a importância do diagnóstico precoce das doenças e da promoção de saúde.

hipertensao

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, foi a primeira Campanha Temática de 2013, o tema deste ano foi “Hipertensão Arterial na Criança”.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade em nosso país, sendo responsável por aproximadamente 315 mil mortes por ano ou 32% das causas de mortes totais. A Hipertensão Arterial é o principal fator de risco para estas mortes, sendo preocupante os números em relação à doença. Segundo a OPAS/OMS, 1 em cada 3 adultos é hipertenso; 1/3 dessa população desconhece o diagnóstico e apenas 30% dos adultos atingem a meta de 140/90 mmHg. Nas crianças os dados também preocupam, pois de 6 a 8% das crianças e adolescentes são hipertensos e grande parte desconhece o fato.

hipertensao1

A campanha contou com: medição da pressão arterial das criança, além de exames para adultos e idosos, como testes de glicemia, aferição da pressão arterial, níveis de monóxido de carbono (CO– para fumantes), peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corpórea – IMC.
Serviço:
Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão – “Hipertensão Arterial na Criança”
Data: 26 de abril
Horário: 9h às 17h
Local: UBS Vila Izolina Mazzei- Vila Guilherme

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.