Filha e neta de Ramiro Lucchesi, vereador cassado em 1952, visitam a CMSP

Ligia cresceu ouvindo a história avô Ramiro Lucchesi, vereador eleito em 1951 na cidade de São Paulo e cassado em 1952, antes mesmo de assumir o mandato. A neta fala com orgulho do avô que não chegou a conhecer pessoalmente. “Eu quero que meu filho Enzo, de 5 anos, cresça também ouvindo as mesmas histórias sobre o bisavô”, conta. “Sei como isto é fundamental na formação de uma criança”.

ItamarLigiaDecio

Itamar, mãe de Lígia, filha de Ramiro, fica com os olhos marejados de emoção ao relembrar o pai. “Ele foi o homem mais extraordinário que conheci. Pai maravilhoso, marido exemplar, dedicado à vida política porque queria fazer bem para os outros, para o povo”, relata a pedagoga aposentada, de 69 anos. “Ele amava o Brasil”.
Acompanhadas do pequeno Enzo, bisneto do vereador Ramiro, elas virão à sessão solene de homenagem e restituição simbólica do mandato dos vereadores cassados, entre 1937 e 1969, por perseguição política. A iniciativa do evento é do vereador Gilberto Natalini (PV) e de outros vereadores.
A sessão de restituição simbólica do mandato dos 42 vereadores será realizada no dia 9 de dezembro, às 19 horas, no Plenário 1° de Maio da Câmara Municipal de São Paulo.
Itamar conta que atendeu o convite do vereador Natalini para representar o pai para que as gerações futuras saibam o que ocorreu no Brasil. “É fundamental o trabalho da Comissão da Verdade e do vereador Natalini que recuperam um momento histórico do Brasil”, disse. “Para que os jovens saibam que estes homens lutaram e sofreram por um ideal social”.

ItamarLigiaLucchesi

Vida política
Ramiro era ferroviário e se mudou de Campinas para São Paulo quando entrou para o movimento sindical em 1949. Ingressou no PCB e se elegeu vereador na capital paulista em 1951. No ano seguinte teve mandato cassado como os de outros companheiros do partido que entrou para a clandestinidade. “Ele nunca desistiu. Depois de ser cassado, mudamos de cidade. Mas voltamos a São Paulo e meu pai trabalhou como jornalista para o partido e sempre trabalhava procurando fazer o bem pelas pessoas”, diz Itamar.
Veja a lista dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo que tiveram os mandatos cassados entre 1937 e 1969:
Achilles Bloch da Silva
Alcides Chagas da Costa
Alexandre de Albuquerque
Antônio Candido Vicente de Azevedo
Antônio José de Freitas
Francisco Machado de Campos
José Adriano Marrey Junior
José Ferreira Alves Cyrillo
José Ferreira da Rocha Filho
Leonardo Pinto
Luiz Augusto Pereira de Queiroz
Luiz Tenório de Brito
Miguel Paulo Capalbo
Modesto Naclerio Homem Netto
Orlando de Almeida Prado
Reynaldo Smith de Vasconcellos
Sylvio Margarido
Synesio Rocha
Thiago Masagão Filho
Thomaz Lessa
Adroaldo Barbosa Lima
Antônio Donoso Vidal
Armando Pastrelli
Benedicto Jofre de Oliveira
Benone Simões
Calil Chade
Carlos Niebel
Elisa Kauffmann Abramovich
Iturbides Bolivar de Almeida Serra
Luiz João
Mário de Souza Sanches
Mauro Gattai
Meir Benaim
Orlando Luís Pioto
Raimundo Diamantino de Souza
Abílio Martins da Costa
Dante Pellacani
Floriano Francisco Dezen
Ramiro Lucchesi
Moacir Longo
Francisco Mariani Guariba
José Tinoco Barreto

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *