As entidades da região Leste mantêm-se firmes na discussão e implantação da Agenda 21, um amplo quadro de ações para a sustentabilidade, que foi concebido na Rio 92. As reuniões ocorrem mensalmente aos sábados, no SESC Itaquera, sob a coordenação de Cíntia Okamura, educadora ambiental e funcionária da Cetesb. O Vereador Gilberto Natalini foi representado por seu assessor de meio ambiente Marcelo Morgado.
O encontro de 29/06 foi especial, pois visava a renovação do compromisso da nova gestão da Prefeitura com a Agenda 21 e assinatura de termo pelos 13 subprefeitos da região. Infelizmente só 2 compareceram, tendo alguns outros enviado representantes. Por outro lado, se realizaram dois painéis de discussão sob o título Ambiências Urbanas para uma Cidade mais Sustentável”, visando acolher propostas a ser levadas à 12ª Conferência de Produção mais Limpa e Mudanças Climáticas, coordenada pelo Vereador Natalini e que será realizada em 04/10 no Memorial da América Latina (Inscrições Abertas – Clique Aqui e faça a sua inscrição).
A reunião funcionou como a 2ª pré-conferência, eventos que visam acolher contribuições para os debates em outubro e mobilizar lideranças para participar. No 1º painel Morgado falou sobre as características peculiares da Zona Leste, em que uma grande parte dos habitantes tem que se deslocar para trabalhar em outras partes da Capital e enfrentam dificuldades no transporte de ônibus, um dos temas que mais tem repercutido nas recentes manifestações populares pelo país.
Entre as várias demandas apresentadas aos representantes da PMSP presentes foi a construção na região de uma moderna usina de reciclagem de entulho para produzir agregados para a construção. Marcelo aproveitou o ensejo para discorrer brevemente sobre a experiência pioneira da Sabesp de usar 3750 m³ desse material no fechamento da vala de 2500 m da adutora de água Vila Marchi – Alvarenga na zona Sul.